terça-feira, 12 de novembro de 2019

Criando enredos de games com o Twinery

Um dos fatores essenciais em um game de sucesso é um bom roteiro e normalmente são dadas escolhas para o jogador (enredo não-linear) que podem alterar significamento o final da história (você pode ver um exemplo em um post anterior na construção de uma história gamificada em Scratch da Chapeuzinho Vermelho: https://vemfazermatematicaegames.blogspot.com/2018/11/scratch-voce-decide.html). 
Se você já programou games com enredos, pode ter utilizado um editor de texto ou até mesmo inserido diretamente dentro da programação do game, pulando uma parte muito importante que é justamente a organização e a estrutura desse enredo. Uma possibilidade para ajudar nessa construção é usar o Twinery (http://twinery.org/2/#!/welcome), uma ferramenta on-line de criação de histórias não-lineares.
Para ilustrar a criação de um enredo vamos usar o fluxograma de enredo usado no post de Criação de um RPG de mesa (https://vemfazermatematicaegames.blogspot.com/2019/04/construindo-seu-rpg-de-mesa-elaborando.html) aqui do blog, que podemos ver abaixo:


Como podemos ver abaixo, você cria postites (destacado em laranja) onde em cada um deles tem um determinado acontecimento e você os liga por meio de uma programação simples (vamos ver ela mais abaixo) para criar as possibilidades de roteiros que serão ilustradas por meios dessas setas. Para executar o enredo, você clica em jogar (destacado em azul) e aparece uma nova aba com a execução do roteiro e as possibilidades criadas que irão direcionar para outras ações (destacado nas cores verde, roxo e rosa), conforme a imagem abaixo: 


Mas você deve estar se perguntando: E como eu faço essa programação para ligar os postites? Bem simples, dê um clique duplo no postite que será responsável por gerar novas possibilidade (destacado acima em vermelho) e após escrever o texto do enredo use "[[texto da opção -> título do próximo postite]]". Isso irá automaticamente criar o próximo postite e fazer a ligação entre eles (veja os destaques abaixo):


E assim por diante, cada um desses postite pode gerar outros e ir construindo o ramos de possibilidade na criação do enredo não-linear do seu game. No link a seguir você tem o exemplo semi-construído do enredo proposto acima para usar como exemplo: https://drive.google.com/drive/folders/1744KWO6sRURSQJH57LD_QO-wXCPZzz_r?usp=sharing). Além disso, como essa ferramenta não cria contas é necessário você sempre salvar (destacado em vermelho) o arquivo que é gerado em HTML e carregar ele na próxima vez que necessitar (destacado em verde):


Se você quiser saber um pouco mais sobre essa ferramenta, recomendo esse tutorial no Youtube que apresenta um pouco mais do que foi tratado aqui:  https://www.youtube.com/playlist?list=PLklITFhXtPCCKadv-0Gcbqoj3OCev695D. Agora é a sua vez! Arregace as mangas e ponha a mão-na-massa para criar seus enredos não-lineares de games e até a próxima! 

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