O post de hoje aborda o que é necessário para construir uma tela de entrada para seu game em Python e caso você queira usar o template que será abordado aqui, acesse: https://drive.google.com/drive/folders/1W-X02WU8iPB3URivEH1NHgTV45qKIioQ?usp=sharing.
Um layout de tela inicial padrão em jogo possui pelo menos 3 botões (Jogar, Opções e Sair) e uma interface inicial em que eles estão contidos. Na programação abaixo você confere a definição usada para a escrita do texto (draw_text) na tela inicial e nos submenus:
O próximo passo é definir a construção dos botões e as opções de quando forem clicados, qual ação deve ser executada (nesse caso usamos o comando "if click:" para redirecionar para as definições que tem os comandos de cada uma das subtelas ou subprocessos). Caso seja necessário implementar mais botões, esse é um dos campos que deve ser modificado, com a definição de um novo botão (button_x=), de um "if" a mais com a definição que será executada e de um "pygame.draw.rect" para desenhar o botão. Por fim, os "draw_text" são usados para as escritas na tela e em cima dos botões (eles são colocados por último, pois precisam estar sobrepostos ao desenho do botão, caso contrário a escrita não aparece). É necessário usar valor cartesianos para posicionar as escritas na tela, o que é um bom exercício de abstração matemática.
Tendo as ações da tela inicial construída, agora é preciso definir o que acontece quando cada botão é executado. Para os botões "Jogar" e "Opções" criamos duas definições ("game" e "options") que redirecionam para uma nova tela. No caso do definição "game" (botão "Jogar") você deve inserir o código do seu game (não faremos aqui, pois iria aumentar muito os códigos e deixaria de ser um modelo didático mas, você pode encontrar aqui no blog inúmeros post sobre produção de games e acrescentar nessa definição). A definição "options" (botão "Opções") é uma tela nova onde deve ser inseridas as opções de customização do seu game (também a ser melhorada por você). E por fim a definição "exite" (botão "Sair") apresenta apenas os códigos para fechar a janela do game, que também pode ser fechado usando a tecla "ESC" (ela é usada também para voltar).
Termina-se o post com a proposição de um desafio: melhore esse template e insira o seu game desenvolvido em Python nele! Muitas melhorias como adição de plano de fundo e música, inserção de botões para tutoriais, dentre outros são possíveis. O desafio está lançado e nos vemos em breve. Até a próxima!
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