segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Scratch: Você decide!

Já vimos que no Scratch é possível criar histórias que sejam narrativas ou problemas matemáticos. Hoje vamos ver que é possível incluir escolhas nas rotas do enredo, como você pode observar no projeto Chapeuzinho Vermelho - Gamificada (https://scratch.mit.edu/projects/218660299/), podendo inclusive gerar finais tristes, a exemplo, o que o lobo é o vencedor. Por três vezes você pode escolher qual vai ser o futuro da chapeuzinho vermelho, usando um número para decidir. Mas como funciona isso? 


Na programação destacada em vermelho temos a primeira opção de rota no enredo, onde com o comando “pergunte Então ela foi direto (1) ou foi na padaria (2)? e espere a resposta” (em azul) inicia o processo de pergunta de qual rota você quer seguir. Logo abaixo, tem os comando de lógica “se então” (que está na aba de Controle) que para o valor 1 fará uma série de ações e se for o valor 2 será outra, como podemos ver acima. Note que é necessário encaixar os bloco de programação “resposta” (aba sensores) e o “=” (aba Operadores) todos dentro do “se então” conforme a imagem acima, pois esse comando lógico “se então” precisa de algo (número ou texto) para verificar se é verdadeiro ou não. Outra observação é que esse formato não vai reconhecer se a pessoa digitar um número diferente dos que estão listados. Para se precaver disso é necessário implementar um loop de repetição “repita n vezes’’ (aba de controle).
Mas aonde está a Matemática em uma criação de histórias com diferentes finais?

Olhando a figura acima temos a representação de uma árvore de possibilidades, que pertence ao campo da análise combinatória (se quiser saber mais acesse: https://www.infoescola.com/matematica/analise-combinatoria/) e que pertence ao estudo da Matemática. Estabelecer diferentes possibilidades e programar de modo que o usuário assuma o poder de decisão é usar a Matemática de uma forma divertida. Gostou? Deixe nos comentários abaixo suas impressões e quem sabe suas histórias com diferentes decisões. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...