sexta-feira, 8 de novembro de 2019

O uso do module e do for no OpenSCAD

No OpenSCAD existe uma estrutura de organização denominada "module nome (parâmetros) {ação}" que além dessa função mencionada, ela possui parâmetros de entrada que ao ser alterados migram essas informações para dentro da estrutura de ação, como podemos ver abaixo:



Faça um teste, mude os valores da entrada espira (destacado em azul) para (8,45,30) e você notará que temos menos degraus na escada (porque o primeiro valor é relacionado a quantidade de degraus), e o formato dos degraus se alterou (porque o segundo e o terceiro valor estão relacionados as dimensões dos cubos, exceto pela altura que é fixa em 1). Com isso vemos uma possibilidade de programação e modelamento no OpenSCAD que aceita diferentes valores e mantem a estrutura que foi planejada.
Agora você deve ter notado o uso da repetição "for" dentro da estrutura do module que é responsável pela repetição da construção de cada um dos degraus. No exemplo acima temos "for (n=[0:quantidade])" onde o valor de repetição de n varia de 0 até o máximo colocado na entrada final e gera as repetições numéricas de 1 em 1. Porém é possível fazer esse incremento no for com um valor delimitado diferente (exemplo 0,5) usando "for (n=[0:0.5:quantidade])", conforme o exemplo abaixo:

Outra forma de usar o for é com o auxílio de vetores que delimitam a regra de formação, conforme observamos na figura abaixo:


Agora é com você! Use esses novos conhecimentos para suas construções e deixe nos comentários suas impressões e descobertas. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...