segunda-feira, 15 de abril de 2019

Construindo seu RPG de Mesa: elaborando as possibilidades no roteiro e regras.

No post anterior (https://vemfazermatematicaegames.blogspot.com/2019/04/construindo-o-seu-rpg-de-mesa-o.html) trabalhamos na construção do tabuleiro do nosso RPG de Mesa. Hoje iremos avançar na roteirização e quais regras estarão atreladas as escolhas do jogador. Em primeiro lugar é interessante construir o fluxograma de eventos que podem acontecer no seu RPG de Mesa. Lembrando que estamos continuando a construção a partir do tablado desenvolvido no post anterior, do qual os arquivos se encontram em: https://drive.google.com/drive/folders/1wymj4-RzBQaZpHAdxcLCBsuRFWeP3yAG?usp=sharing.


Com base nesse fluxograma, existem diversas possibilidades (encontros) que podemos ter uma noção abaixo:
  • Vila Inicial: ponto inicial onde os heróis começam e devem decidir seus atributos e qual caminho irão seguir. Trabalho em equipe sempre é crucial. Também é apresentada a missão de derrotar o Rei que rouba dos ricos e dos pobres e fica ainda mais rico! É uma questão de honra derrotá-lo e iniciar uma nova era de esperança para o povo.
  • Sobrevivendo na Floresta: andar por uma floresta sempre é complicado, agora passar uma noite é pior ainda. Diversos desafios o aguardam.
  • Atravessando o rio: rios apresentam inúmeros perigos, correnteza, são extremamente fundos e podem ter uns peixinhos famintos!? Será possível construir uma jangada para superar esses desafios?
  • Pela estrada a fora: dizem que entre escolher o certo ou o duvidoso, o bom negócio é ir pela estrada limpa, porém longa e exaustiva. Você está preparado?
  • Animais Selvagens e a força da natureza: se uma floresta já não bastasse como desafio, que tal o sobreviver a uma alcateia faminta de lobos ou aqueles falcões só esperando pela oportunidade perfeita.
  • Piratas? E agora?: se você achou sua jornada difícil até agora, uma surpresa desagradável o espera: Piratas! E eles são conhecidos como os Loucos do Riozinho!
  • Montanhas desafiadoras: chega uma hora da sua jornada que você decide tomar um ar mais fresco e ter uma visão privilegiada do que está por vir. As montanhas Descanso Eterno vai ser uma escolha que vai transformar sua jornada.
  • Outra noite na floresta: todo o percurso da jornada está fazendo você ficar mais cansado, porém mais experiente. Será que essa experiência será um fator decisivo ao passar uma outra noite em uma floresta?
  • A ilha perdida: durante a sua navegação você vê no horizonte uma ilha não listada no mapa. Teria ela algum tesouro ou um desafio do qual você nunca mais volte? (bônus secreto contra guarda da luz)
  • O pico do mundo: tanto tempo se passou desde que decidiu subir as montanhas Descanso Eterno, mas que a visão privilegiada e uma situação inusitada irão compensar tudo. (bônus secreto contra guarda da luz)
  • Construindo uma ponte: você vagou pela floresta e finalmente ao sair dela se deparou com um estreitamento do rio. Valeria a pena construir uma ponte e estar mais perto do grande objetivo?
  • Uma chuva de pedras: se quando você decidiu ir pela estrada achou que seria seguro do começo ao fim, se enganou redondamente: uma avalanche de pedras vinda do topo das Montanhas Descanso Eterno. Hora de sobreviver a esse teste! 
  • Mortos-vivos!? E agora?: parecia ser apenas mais um cemitério normal, mas aqueles monstros saindo da tumba já anunciaram a catástrofe: hora de se defender de mortos-vivos! (bônus secreto contra guarda morto-vivo)
  • A vila dos ladinos: ao redor do castelo está a vila replena de... patifes! Você mal pisou e já teve algo roubado, agora é hora de recuperar o que foi perdido ou tentar não ser roubado de novo! 
  • Quanto mais longo, pior!: Disseram que a estrada era segura? Só esqueceram de dizer que é impossível de completar ela sem recursos e você literalmente indo pra cova. Como sobreviver a esse extremo?
  • A guarda-imperial: entrar no castelo não é uma tarefa fácil, principalmente porque na porta de entrada está os dois guardiões do Rei: o  morto-vivo Laiter e o paladino da luz Trevis. Embora eles não se gostem muito, atacam como se fossem a melhor dupla do mundo. Vai ser preciso uma grande experiência e talvez uma carta na manga para poder derrotá-los. (uso dos bônus adquiridos)
  • O Rei: conhecido apenas por poucos e com habilidades misteriosas que o mantiveram no poder até agora. Existem lendas que ele pode ler pensamentos e esquivar de ataques. Será que você é capaz de terminar a sua jornada e se consagrar como O Herói!?
Cada um desses encontros pode ser melhor detalhado, conforme um exemplo de carta, que é mostrado abaixo:


Na primeira carta (mais a esquerda) apresenta-se a situação geral de um encontro que está listado no fluxograma descrito acima. Nessa carta irá constar missões necessárias para poder passar para o próximo encontro. Na carta ao lado (mais a direita), está descrita uma das missões e o que acontece quando é rolado o dado D20 em intervalos de valor. Note que vai ser muito importante estruturar os números de vida, poder e de combates com um bom balanceamento para evitar que os heróis fiquem fortes ou fracos demais até chegar ao fim da jornada (esse balanceamento iremos ver alguns detalhes no próximo post) e sua relação com os resultados obtidos com os dados D20. Note como o uso da probabilidade e de noções de equilíbrio numérico serão fortemente usadas. A partir desses modelos é possível construir todas as outras cartas (os exemplos em SVG estão no link listado acima) e imaginar situações, que claro vai ficar por sua conta. No próximo post, vamos falar sobre valores de batalha e como o dado D20 influencia na progressão do jogo. Até a próxima!

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