quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Comandando seu personagem por voz usando o ML

Que tal construir um game no Scratch  em que você possa dar as instruções por comandos de voz? Gostou da ideia? Então esse post é para você. Usando o MachineLearningForKids (ML abreviado) é possível gravar sons (além de reconhecimento de fotos, textos, etc.) cuja integração é realizada com o Scratch e viram blocos do tipo Extensão. Para acessar você deve ir no site do ML (https://machinelearningforkids.co.uk/) e criar a sua conta (é possível usar sem registro, mas não fica salvo deu projeto depois que fechar o navegador), em seguida você deve clicar em "Projetos" (destacado em vermelho), conforme figura abaixo:


Em seguida, clique no bloco "Adicionar um novo projeto" (destacado em azul) dando o nome do projeto e o tipo, no caso, aqui usaremos a voz. Após salvar, clique no nome do projeto escolhido (flecha azul) e você irá para a próxima janela (na figura acima a direita) onde temos duas opções destacadas: "Treinar" (em verde) que é o local onde você irá gravar os sons de comandos) e "Faça" (em laranja) que é a janela que irá redirecionar para abrir os blocos no Scratch.
Na primeira opção "Treinar" você irá gravar dois tipos de sons: 
  • Background Noise (destacado em azul): é responsável por gravar sons de fundo que serão ignorados na hora de fazer o reconhecimento de voz;
  • Bloco Customizado (destacados em vermelho): esses blocos são criados na opção "Adicionar um novo rótulo" (flecha verde) no qual você dá o nome do bloco e depois em "adicionar exemplo" (flecha vermelha) você grava os sons de entrada (que vão ser reconhecidos) para o game.


Após gravar os sons desejados, volte para a página anterior e clique na opção "Faça" (destacado em laranja na primeira figura desse post), onde você deve clicar na opção "Scratch 3" e será redirecionado para uma nova página do Scratch, como podemos ver abaixo:


Em extensões (flecha em laranja) se encontram os blocos de comando de voz prontos para serem usados, porém é necessário seguir a construção destacada em vermelho, pois ela é responsável pela inicialização e carregamento das opções de reconhecimento de voz. As programações em verde são os blocos de voz criados anteriormente e com os valores de passo para o ator gato andar para a esquerda e para a direita.
Tome cuidado ao gravar os sons em ambientes com barulho excessivo pois mesmo com o "background noise", pode acontecer de novos sons aparecerem e dar ruim no seu projeto! Na hora de executar os comandos de voz fale calmamente e respeite o delay da programação pois senão o personagem pode não conseguir fazer o que você pede ou mesmo te ignorar.
Existem outros projetos prontos no site do ML que podem ser acessados nesse link: https://machinelearningforkids.co.uk/#!/worksheets. Agora é a sua vez de por a mão na massa e fazer seus projetos ficarem mais interativos. Até a próxima.

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