Qualquer conceito matemático!
Se der uma rápida procurada na rede você irá encontrar diversos aplicativos matemáticos, mas, porque procurar um se você pode fazer o seu? Essa é a proposta do MathMaker, o aplicativo que vai ajudar você e seus amigos a aprender Matemática produzindo ele mesmo!
Em primeiro lugar, é importante escolher a temática (conceito, problemas) do game. No caso do MathMaker: Porcentagens (ai2.appinventor.mit.edu/?galleryId=4757974009643008) vai ser apresentado o conceito de porcentagem, alguns exemplos e um game para calcular porcentagens.
Se der uma rápida procurada na rede você irá encontrar diversos aplicativos matemáticos, mas, porque procurar um se você pode fazer o seu? Essa é a proposta do MathMaker, o aplicativo que vai ajudar você e seus amigos a aprender Matemática produzindo ele mesmo!
Em primeiro lugar, é importante escolher a temática (conceito, problemas) do game. No caso do MathMaker: Porcentagens (ai2.appinventor.mit.edu/?galleryId=4757974009643008) vai ser apresentado o conceito de porcentagem, alguns exemplos e um game para calcular porcentagens.
As primeiras telas trabalham diretamente com a conceituação e a apresentação de um problema contextualizado na forma de telas que foram produzidas em um editor de imagens, por isso não há grandes desafios, a não ser linkar os botões existentes.
Agora vem a tela (screen) que possui mais desafios de todas as outras: a "Praticando". Nela estão todos os cálculos e opções do game sobre porcentagens. Como podemos ver na imagem abaixo, está destacado com uma flecha (vermelha) os comandos responsáveis por dizer que se a pontuação ficou acima de 10 (que faz o usuário vencer o game) e em amarelo o processo de geração do número aleatório e de percentual aleatório a serem calculados, bem como o processo de cálculo do percentual (ele vai ser comparado com a resposta dada pelo usuário e irá verificar se é verdade ou falsa) e a atualização dos valores na tela. Falando especificamente do calculo percentual, não é algo muito complexo, já que para obter esse valor sempre será o número vezes o percentual divididos por 100 (fração razão 100). Apenas atente-se que foi usado o comando arredondar para ele não destoar dos demais resultados gerados de valores inteiros aleatórios.
O grande desafio ao construir esse aplicativo foi como criar botões de alternativas que mudassem de posição e que as respostas pudessem ser randômicas. Isso foi resolvido (mostrado na imagem abaixo) com a criação da variável global Botão que irá possuir o valor sorteado de 1 a 4 (destacado em vermelho) e, de acordo com o valor (em amarelo), é a posição da resposta correta (obtendo-se o valor calculado acima) e os demais são valores aleatórios entre 1 e 1000.
Ao lado temos que cada botão ao ser clicado faz o teste (em amarelo) verificando se o valor da variável Botão é a que foi sorteada (a exemplo, se Botão vale 1 o botão 2 é o correto e, assim por diante). Caso afirmativo, temos a resposta correta, adicionando-se um valor ao placar (1), atualizando o valor na tela e em seguida reiniciando o processo com um novo calculo percentual. Caso negativo, temos que é a resposta errada, subtrai-se um valor do placar (0,5) e o atualiza na tela e, mantem-se os mesmos valores na tela.
Agora vem a tela (screen) que possui mais desafios de todas as outras: a "Praticando". Nela estão todos os cálculos e opções do game sobre porcentagens. Como podemos ver na imagem abaixo, está destacado com uma flecha (vermelha) os comandos responsáveis por dizer que se a pontuação ficou acima de 10 (que faz o usuário vencer o game) e em amarelo o processo de geração do número aleatório e de percentual aleatório a serem calculados, bem como o processo de cálculo do percentual (ele vai ser comparado com a resposta dada pelo usuário e irá verificar se é verdade ou falsa) e a atualização dos valores na tela. Falando especificamente do calculo percentual, não é algo muito complexo, já que para obter esse valor sempre será o número vezes o percentual divididos por 100 (fração razão 100). Apenas atente-se que foi usado o comando arredondar para ele não destoar dos demais resultados gerados de valores inteiros aleatórios.
O grande desafio ao construir esse aplicativo foi como criar botões de alternativas que mudassem de posição e que as respostas pudessem ser randômicas. Isso foi resolvido (mostrado na imagem abaixo) com a criação da variável global Botão que irá possuir o valor sorteado de 1 a 4 (destacado em vermelho) e, de acordo com o valor (em amarelo), é a posição da resposta correta (obtendo-se o valor calculado acima) e os demais são valores aleatórios entre 1 e 1000.
Ao lado temos que cada botão ao ser clicado faz o teste (em amarelo) verificando se o valor da variável Botão é a que foi sorteada (a exemplo, se Botão vale 1 o botão 2 é o correto e, assim por diante). Caso afirmativo, temos a resposta correta, adicionando-se um valor ao placar (1), atualizando o valor na tela e em seguida reiniciando o processo com um novo calculo percentual. Caso negativo, temos que é a resposta errada, subtrai-se um valor do placar (0,5) e o atualiza na tela e, mantem-se os mesmos valores na tela.
Com isso conseguiu-se estruturar um aplicativo de Matemática que explicou o conceito do que é uma porcentagem, um exemplo e um problema relacionados e aplicou-se um game de cálculos percentuais com placar (gamificação). E isso pode ser aplicado a outros conceitos matemáticos. Que tal testar? Mãos a obra e deixe nos comentários os links dos aplicativos que conseguiu construir. Até a próxima!
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