quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

MathMaker: o seu aplicativo de Matemática para aprender ...

Qualquer conceito matemático!
Se der uma rápida procurada na rede você irá encontrar diversos aplicativos matemáticos, mas, porque procurar um se você pode fazer o seu? Essa é a proposta do MathMaker, o aplicativo que vai ajudar você e seus amigos a aprender Matemática produzindo ele mesmo!
Em primeiro lugar, é importante escolher a temática (conceito, problemas) do game. No caso do MathMaker: Porcentagens (ai2.appinventor.mit.edu/?galleryId=4757974009643008) vai ser apresentado o conceito de porcentagem, alguns exemplos e um game para calcular porcentagens.
As primeiras telas trabalham diretamente com a conceituação e a apresentação de um problema contextualizado na forma de telas que foram produzidas em um editor de imagens, por isso não há grandes desafios, a não ser linkar os botões existentes.


Agora vem a tela (screen) que possui mais desafios de todas as outras: a "Praticando". Nela estão todos os cálculos e opções do game sobre porcentagens. Como podemos ver na imagem abaixo, está destacado com uma flecha (vermelha) os comandos responsáveis por dizer que se a pontuação ficou acima de 10 (que faz o usuário vencer o game) e em amarelo o processo de geração do número aleatório e de percentual aleatório a serem calculados, bem como o processo de cálculo do percentual (ele vai ser comparado com a resposta dada pelo usuário e irá verificar se é verdade ou falsa) e a atualização dos valores na tela. Falando especificamente do calculo percentual, não é algo muito complexo, já que para obter esse valor sempre será o número vezes o percentual divididos por 100 (fração razão 100). Apenas atente-se que foi usado o comando arredondar para ele não destoar dos demais resultados gerados de valores inteiros aleatórios.


O grande desafio ao construir esse aplicativo foi como criar botões de alternativas que mudassem de posição e que as respostas pudessem ser randômicas. Isso foi resolvido (mostrado na imagem abaixo) com a criação da variável global Botão que irá possuir o valor sorteado de 1 a 4 (destacado em vermelho) e, de acordo com o valor (em amarelo), é a posição da resposta correta (obtendo-se o valor calculado acima) e os demais são valores aleatórios entre 1 e 1000.
Ao lado temos que cada botão ao ser clicado faz o teste (em amarelo) verificando se o valor da variável Botão é a que foi sorteada (a exemplo, se Botão vale 1 o botão 2 é o correto e, assim por diante). Caso afirmativo, temos a resposta correta, adicionando-se um valor ao placar (1), atualizando o valor na tela e em seguida reiniciando o processo com um novo calculo percentual. Caso negativo, temos que é a resposta errada, subtrai-se um valor do placar (0,5) e o atualiza na tela e, mantem-se os mesmos valores na tela.


Com isso conseguiu-se estruturar um aplicativo de Matemática que explicou o conceito do que é uma porcentagem, um exemplo e um problema relacionados e aplicou-se um game de cálculos percentuais com placar (gamificação). E isso pode ser aplicado a outros conceitos matemáticos. Que tal testar? Mãos a obra e deixe nos comentários os links dos aplicativos que conseguiu construir. Até a próxima!

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