sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Scratch for Games: a gravidade e a força normal em uma simulação.

Quando você programa um game ou uma simulação, algo que é muito pertinente na movimentação de um personagem é a gravidade. Você sabe o que é a gravidade? E a força normal? Talvez tenha se lembrado algo relacionado a conceitos da Física, e sim, esse é o caminho que seguiremos, mais especificamente, vamos construir uma simulação em Scratch que simule a movimentação de uma bola com a ação da gravidade (não a da Terra, uma fictícia) e da força normal. O importante aqui é a Matemática envolvida para fazer o sistema funcionar.


Quando você acessa o projeto Scratch for Games: Gravidade e a Força Normal (https://scratch.mit.edu/projects/216854906/) é possível movimentar uma bola pelo cenário (usando as setas direcionais). Experimente apertar a seta para cima e você vai verificar que é possível "lançar" a bola para o alto e que ela cai lentamente ao soltar a tecla (gravidade agindo). Isso se deve ao fato de ter construído na programação um comando "sempre adicionar um valor -0.9 em y caso não toque o verde (chão)". 


É claro que isso gera um problema da bola cair continuamente e sabemos que existe um chão onde ela deve parar. É aí que entra em ação a força normal que podemos definir como aquela que é feita por uma superfície (em contato) a fim de sustentar um objeto depositado sobre ela, sendo ela sempre perpendicular. Podemos "entender" como uma força de reação a força da gravidade de modo a se anularem. Dito isso, ao observar o comando destacado em vermelho no Scratch, foi colocado dentro do loop "sempre" um "adicione um valor 0.9 em y caso toque o verde (chão)". Com isso, o personagem bola, ao encostar no chão verde passa a anular seus valores no eixo y, tal como a proposição da Física descreve a força normal.
Agora temos um novo desafio, colocar um objeto (pedra) no meio do percurso e tentar programar um modelo para que a bola possa ser deslocada e que caso ela fique em um dos lados da pedra, a bola role para um dos lados dela.


Como podemos ver, dentro do bloco "sempre" temos duas cores cinzas que são os lados da pedra (sim, a pedra não foi desenhada com uma sombra a toa) e cada uma delas, além de ter a o valor em y de 0.9 (que é a normal da pedra em lugar do chão verde), temos os valores em x de 0.5 (direita) e -0.5  (esquerda) que vão fazer a bola deslizar para um dos lados da pedra.
Assim, conseguimos com alguns valores definidos fora dos padrões da realidade (gravidade da Terra que é de 9,8 m/s), construir um sistema físico bem definido (da força normal), criando um simulação das forças atuantes em uma bola de futebol e como ela se comporta ao ser deslocada pelo cenário. Gostou? Que tal fazer outros obstáculos desafiadores ou ainda criar outras simulações físicas? Deixe nos comentários as suas criações e percepções. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...