Lembra do nosso projeto de criar cenários e fazer personagem se movimentarem por ele: https://vemfazermatematicaegames.blogspot.com/2019/04/pygames-criando-um-cenario-e.html. Hoje daremos continuidade a ele, inserindo sons para customizar o nosso game. Uma atenção especial é que nem sempre o Python (com a biblioteca Pygames) faz a leitura do som em formato MP3, por isso tenha em mão um conversor (programa ou online) para outros formatos como o OGG e o WAV.
A primeira opção de som a ser colocado no game é o som ambiente que será tocado durante todo o game. Abaixo temos o código responsável por ficar tocando o som:
Lembre-se de sempre colocar o nome do arquivo e a extensão corretamente para não dar problemas na hora de executar o game. Além disso, quando usamos sons, pode acontecer dele ser extremamente alto ou baixo, de modo a prejudicar a execução do game. Isso pode ser ajustado com o comando "set_volume" que pode assumir valores entre 0 e 1 para ajustar o som sem precisar fazer qualquer modificação no arquivo.
Além do som de fundo, os games possuem sons associados ao personagem e ao ambiente. No exemplo abaixo, temos o código responsável por fazer sons quando o personagem pula e anda para frente e para trás:
Assim como o código do som ambiente, é necessário definir um carregamento do arquivo de som, mas nesse caso, o play deve ocorrer somente na ação estipulada (pular ou andar) e por isso o play do som fica localizado no código referente a tecla de movimento.
Caso você queira o código-fonte utilizado nesse post, basta acessar o seguinte link: https://drive.google.com/drive/folders/1LYtnlEE7InMgMGlWCgU83FlVpUuKVW22?usp=sharing. Agora é a sua vez. Use os conhecimentos aqui adquiridos para fazer sua versão de um pequeno game que tenha sons de fundo e sons complementares. Até a próxima!
olá, tem como mudar o volume do efeito dentro do python? usando set_volume ou outra função...
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