terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Construindo um classificador de triângulos.

Que tal o desafio de construir um classificador de triângulos? A principio não parece ser tão complicado, mas e que tal que ele seja randômico na construção do tamanho de lado e de ângulos? Agora sim temos um grande desafio e que vai precisar de bastante Matemática para ser solucionado. No projeto Classificador de Triângulos (https://scratch.mit.edu/projects/289327362/) encontramos a solução para esse desafio.


Vamos começar pela forma de construção de um triângulo qualquer que é a pior situação apresentada. Ao construir um lado, um ângulo e outro lado (esse lado vai funcionar com valores maiores para ser um hipotenusa e dar condição de existência para o triângulo) todos randômicos, temos o mínimo necessário para dar forma ao tipo de triângulo que você quer. 
O problema reside em como fechar esse triângulo! Temos que ter a construção de um segundo ângulo que feche o triângulo, e por isso usamos a função seno (em verde), que com os valores dos lados oposto e da hipotenusa (o segundo lado foi construído propositalmente maior) saberemos o valor do ângulo com exatidão. Mas e a construção do terceiro lado? Simples, só ligar a construção de uma reta até o valor inicial em X e Y do primeiro lado.


Essa foi a construção para o caso do triângulo do tipo escaleno, como dito anteriormente o pior caso de construção. Para o caso do equilátero, teremos a alteração dos valores dos dois primeiros lados sendo exatamente iguais. Para o caso do equilátero, basta fixar o ângulo em 60 graus com valor de 3 lados idênticos (mas construídos com um valor randômico) e podemos usar um aponte para um valor randômico de ângulo para dar diversos posicionamentos ao triângulo equilátero (os demais não necessitam pois tem um valor randômico de construção de ângulo).


Por fim, basta colocar cada um dos tipos de triângulos baseados em classificação de lados em Mais Blocos e colocar dentro da programação inicial acoplando um placar. Que tal agora, construir um classificador de triângulos com base em ângulos (agudo, reto e obtuso)? Ou ainda algum outro tipo de classificação geométrica que não fique restrita apenas a triângulos? Que modificações são necessárias? Deixe nos comentários as suas novas construções e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...