terça-feira, 13 de novembro de 2018

A Matemática em uma batalha de RPG

No post de hoje iremos abordar sobre uma Matemática muito específica: a Matemática utilizada na batalha entre adversários em um RPG (lembrando que ela pode ser aplicada a qualquer tipo de game). Para você que não entende nada sobre o que é um RPG, ela é uma sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício. Um dos maiores exemplos de RPG é o Dungeons & Dragons (D&D) que deu origem ao famoso desenho animado Caverna do Dragão.


Realizada essa introdução, vamos pular alguns aspectos do RPG para irmos direto ao aspecto da batalha e a Matemática usada nela (demais aspectos serão trabalhados futuramente nesse blog). Resumindo, sempre que o seu personagem fictício que você está interpretando precisa fazer alguma decisão importante, é rolado um dado D20 (com 20 faces e valores) e quanto maior o valor, melhor será a escolha. Nesse caso específico, entram as batalhas contra um adversário da qual podemos assumir além da vida de cada um, também tipos de poderes que tornam cada um melhor contra um determinado adversário. Vamos ver um exemplo nas tabelas abaixo:
  • Vida dos aliados entre 45 e 55 e com máximo de 20 de poder:
Tipo de Poder Mago Guerreiro Bruxo
Poder Mágico
13
0
1
Poder Físico
2
15
0
Poder das Trevas
5
5
19
  • Vida dos oponentes igual a 100 e com máximo de 10-11 de poder:
Tipo de Poder Dragão Orc Morto Vivo
Poder Mágico
5
0
0
Poder Físico
5
9
5
Poder das Trevas
0
1
6

O cálculo efetivo para a batalha é comparando poder a poder (diferença) sobre a influência (multiplicação) do dado D20, aonde o valor menor que 10 te dá desvantagem (-0,05) e o acima de 10 te dá um bônus (0,05), lembrando que o princípio multiplicativo no dado foi estipulado em 0,05 para não gerar valores grandes demais e acabar com a batalha em uma jogada. Vamos ver um exemplo entre a batalha de um Mago contra um Dragão, sendo que o valor adquirido no dado foi o 2:

Tipo de Poder: (Poder do Aliado x (valor do dado x bônus)) - (Poder do Oponente x (valor do dado x bônus)) = Resultado:
Poder Mágico
((13 x (2 x (-0,05)) - (5 x (2 x (2 x 0,05)) = 
-1,8
Poder Físico
((2 x (2 x (-0,05)) - (5 x (2 x (2 x 0,05)) = 
-0,7
Poder das Trevas
((5 x (2 x (-0,05)) - (0 x (2 x (2 x 0,05)) = 
-0,5

Somando os resultados, obtemos -3 que deduzimos do poder do personagem aliado. Como podemos ver, temos um grande quantidade de cálculos para apenas uma única rodada da batalha, imagine para simular uma batalha inteira até zerar a vida, ou uma sequência de batalhas entre adversários. Para isso foi criado o aplicativo RPG Battle no AppInventor2 que está disponível em: ai2.appinventor.mit.edu/?galleryId=6073867429871616.


Com esse aplicativo você consegue realizar as batalhas de modo mais fluido do que se tivesse que calcular todas as vezes. Agora se você tiver mais personagens e oponentes com outros valores, vai ser necessário modificar esse projeto e é algo que iremos tratar num post futuro. Deixe nos comentários suas impressões sobre essa atividade e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...