quarta-feira, 4 de abril de 2018

Scratch for Games: Sistema de missão

Missão (mais conhecida como quest) é um sistema dentro de games que foca no usuário concluir determinados pedidos de NPC (non-player character). O sistema de missões é amplamente utilizado para criar enredos de histórias em uma game e mesclar com a jogabilidade do personagem. Mas é possível implementar isso no Scratch? A resposta é sim, e é isso o que veremos hoje.
Para isso precisamos de duas funções muito importantes no Scratch: o toque e o clique em um objeto. No post sobre movimentação de personagens (http://vemfazermatematicaegames.blogspot.com.br/2018/04/rpg-scratch-movimentacao-de-personagens.html) temos uma introdução de como funciona o toque em objetos, inclusive com um exemplo. Reveja o exemplo dado antes de prosseguir.
Agora o sistema de clique consiste em adicionar uma programação do tipo Evento, cuja função é iniciar uma determinada atividade a partir de um clique que for realizado pelo usuário no ator especificado, conforme a imagem abaixo:


Essa função é importantíssima pois se nos baseamos apenas no toque entre dois atores, podemos acabar tendo uma programação muito complexa que dê conta de diversas situações, a exemplo, gato encosta no macaco para pegar a missão, em seguida o gato pega uma banana e leva até o macaco e a soma de ambos deve disparar uma nova ação. Note que nesse caso podemos economizar código, pois o primeiro toque do gato com o macaco pode ser substituído por um clique de mouse e a segunda interação entre gato, banana e macaco ficaria como toque. Nos links a seguir você encontra um sistema de missão mesclando toque e clique (https://scratch.mit.edu/projects/214046018/) e um sistema apenas por toque (https://scratch.mit.edu/projects/213894207/). Qual você acha mais interessante?


Além disso, a função clique pode ser usada para mudar de nível e poder trocar os cenários do jogo (palco). Você deve ter percebido que no fim do game ele pede para continuar a história. Que tal tentar construir uma aventura a partir desse template de história? Clique em "Ver Interior" no canto superior direito da tela e mãos a obra. Deixe o link da sua produção nos comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...