O primeiro passo é entender que a movimentação no Scratch é baseada no plano cartesiano, onde a posição do ator é determinada por valores de X e Y, conforme a figura abaixo:
A partir disso, precisamos conectar a movimentação do ator a tecla de entrada, por exemplo, seta para direita para o ator se mover a direita. Existem diversas formas de realizar isso, mas a proposta aqui, se baseia em apenas somar valores (positivos ou negativos) aos eixos X e Y e relacionar com a tecla que fará a movimentação no sentido adequado:
Além disso, você pode colocar o "próxima fantasia" para alternar a animação do personagem e dar uma sensação de movimento.
Para fechar essa postagem, em um game, um personagem que faz movimentações pode acabar se esbarrando com outro. O que fazer nesse caso? No exemplo Scratch for Games - Movimentação de Personagens (https://scratch.mit.edu/projects/213866025/), foi adicionada uma programação para gerar uma ação quando temos o contato de um personagem com outro.
O que você acredita que vai acontecer quando gato encostar no macaco? Que modificações podemos realizar para ter outros tipos de situações? Deixe nos comentários abaixo suas descobertas. Até a próxima.
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