quinta-feira, 5 de abril de 2018

Scratch for Games: Programando o básico.

Construir um game no Scratch é relativamente simples, mas não espere por uma super produção com relação a gráficos, pois a base de produção do Scratch é muito similar a do Paint. Porém o resultado pode ser melhorado, caso importe figuras ou sons a partir de outros softwares.
Hoje vamos aprender a criar os elementos mais básicos no Scratch: um cenário, um personagem, falas e sons. Vamos lá?
Para construir um ou mais cenários no Scratch você deve clicar em Palco (em azul) e para editar, importar ou adicionar novos cenários clicar em Pano de Fundo (em vermelho). A edição funciona como a ferramenta do paint, permitindo importar cenários já prontos, os da biblioteca ou ainda adicionar outras figuras da web. Também ao lado de Pano de fundo se encontra as opções para programar e adicionar sons ao cenário.


Agora vem uma das coisas mais importantes no game, o seu personagem. Por padrão o Scratch vem com um gato (bem lindão e simpático), mas que pode ser substituído por outros personagens já prontos ou ainda importar/desenhar um novo. Basta clicar em um ator (em vermelho), podendo ter mais do que um inclusive. Para fazer toda parte gráfica basta clicar em Fantasia (em azul) e para afzer a programação de ações clique em Scripts (em verde).


A parte de criação (gravação) ou utilização de sons já prontos, fica na terceira aba, seja do cenário ou do personagem e possui a mesma interface, conforme a screen abaixo:



E a última aprendizagem de hoje é fazer com que seu personagem fale. Para isso basta ir na aba de programação do personagem que você quer fale algo, e em seguida em Scripts. Nessa aba você irá utilizar o comando "quando clicar" que pertence a ordem dos eventos e o "diga algo por x tempo" da ordem da aparência. Nesse último comando existe um campo a ser preenchido com a frase que você quer que seu personagem fale por um determinado tempo (em segundos). Ainda é possível repetir esse último comando para que o personagem fale mais frases ou chamar outro ator para compor diálogos. Que tal fazer uma conversação? Faça uns testes e deixe o link da sua história nos comentários.


Finalizando, na lateral direita superior tem um ponto de interrogação que ao clicar nele você obtém acesso a um tutorial do Scratch que pode ajudar você a compreender ainda melhor esse websoftware. Mãos a obra e não deixe de conferir os outros posts sobre criação de games.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...