quinta-feira, 5 de abril de 2018

Scratch for Games: Propondo desafios com perguntas, respostas e placar

Em um game propor desafios na forma de perguntas é uma forma de interação. Mas na nossa criação em Scratch precisamos de alguns conhecimentos para poder inserir essa opção no nosso game. Para isso foi criado uma sequência de atividades no Scratch usando o tema do Minecraft. Vamos ver essa evolução?


No Minecraft da Matemática-Nível 01 (https://scratch.mit.edu/projects/170264781/) temos uma programação em que o personagem faz uma pergunta e espera uma resposta do usuário. Se errar tem de começar tudo de novo.


O próximo Minecraft da Matemática-Nível 02 (https://scratch.mit.edu/projects/170266043/) foi acrescentado um comando lógico para continuar fazendo a pergunta enquanto o usuário não chegar na resposta correta. 


No Minecraft da Matemática-Nível 03 (https://scratch.mit.edu/projects/170266995/) foi acrescentado na programação outra pergunta nova (permitindo um sequência de perguntas) e um encerramento adequado a atividade. Confira! 


Existem dois focos no Minecraft da Matemática-Nível 04 (https://scratch.mit.edu/projects/170845705/). O primeiro é fazer a organização das perguntas por meio do Mais Blocos (blocos roxos), podendo alterar facilmente a ordem na programação principal. O segundo e mais importante é o uso das variáveis (blocos em laranja), que nesse caso, funcionam como um contador ou placar de pontos. Note que existe sempre a adição de pontos quando é acertada a pergunta e a retirada de 0.1 quando a reposta está equivocada. E fica um placar aparecendo a pontuação do jogador no jogo.


Continuando, no Minecraft da Matemática-Nível 05 (https://scratch.mit.edu/projects/170842534/) é acrescentado a possibilidade de sortear uma dentre as três possibilidades de pergunta. Para isso além do Mais Blocos, é utilizado o acréscimo de uma variável que faz sorteio de um valor que corresponda a pergunta selecionada, conforme a imagem abaixo:


E finalizando, o Minecraft da Matemática-Nível 06 (https://scratch.mit.edu/projects/170845819/) trabalha com a possibilidade de ter dois personagens diferentes para poder aumentar o nível das perguntas. Agora que você passou por todos esses níveis que tal fazer o seu Minecraft da Matemática com perguntas ainda mais desafiadoras ou até mesmo alguma funcionalidade inovadora? Deixe nos comentários o link da sua produção. Até a próxima!

2 comentários:

  1. Excelente! Minha professora usou seu site nas aulas de matemática!

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    1. Que legal! Foi divertido aprender matemática de uma maneira diferente? Você tem alguma sugestão ou consideração que queira fazer?

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