terça-feira, 5 de novembro de 2019

Rotações de objetos no OpenSCAD.

Ao modelar objetos no OpenSCAD nem sempre sua construção é linda e maravilhosa a ponto de estar lá no ponto zero dos eixos cartesianos e não necessitar de nenhuma movimentação. No post anterior vimos o uso do translate (https://vemfazermatematicaegames.blogspot.com/2019/03/movendo-solidos-no-openscad.html) para transladar objetos pelo plano. Hoje iremos ver formas de rotacionar esse sólido construído pelo plano.
A forma mais simples de rotacionar um objeto é usando o comando "rotate ([x,y,z])", onde as entradas são valores numéricos dos ângulos nos eixos x, y e z respectivamente, conforme a figura abaixo:


Tome cuidado ao fazer rotações parciais para ter uma soma final de uma rotação única, pois elas não são comutativas. No exemplo abaixo, o comando "rotate ([45,45,45])" não tem a mesma posição que as demais rotações usando valores x,y,z iguais a 45 e que a soma desses rotações não dá o original, ou seja, a rotação linear não é comutativa:


Se você quiser saber mais do porque a decomposição da rotação não funciona, leia a página 04 do texto a seguir: https://webserver2.tecgraf.puc-rio.br/~mgattass/Quaternios.pdf.
Outra possibilidade de usar rotação é usando como eixo um vetor posição (ao invés dos eixos cartesianos). Usando o comando "rotate (a=ângulo, v=[x,y,z])" é possível ter um eixo personalizado a partir de um vetor posição e por meio dele fazer a rotação:


Existem outras possibilidade de rotações como o multimatrix, mas esse será abordado futuramente. Por hoje é isso! Agora suas construções já podem ser rotacionadas pelo plano 3D e trazer novos desafios. Não esqueça de deixar suas impressões nos comentários e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...