segunda-feira, 11 de março de 2019

Movendo sólidos no OpenScad

Que tal construir uma mesa no OpenScad para posterior impressão? Essa será nossa motivação inicial para aprender a como movimentar sólidos no plano geométrico do OpenScad e para entendermos um nível inicial de programação com o uso do for (é um loop de programação que podemos traduzir como "enquanto").
Para começo de conversa, vamos modelar a mesa de cabeça para baixo de modo a facilitar a sua impressão 3D (então não se assuste com o surgimento de mesas ao contrário, afinal na impressão 3D ter uma boa base de aderência é fundamental).


Para construir o tablado usaremos um paralelepípedo fino que será definido pela linha de comando "cube" com valores de dimensão (40,40,5) e os pés da mesa serão construídos com quatro cilindros definidos pela linha de comando "cylinder" com valores de dimensão (30,2,2) e um número de faces igual a 100 (lembrando que quanto maior o valor, mais o cilindro será arredondado). Porém, temos um problema: como posicionar cada um desses sólidos no plano geométrico? A solução mais simples é o uso do "translate" (podemos entender como translação, ou posicionamento em valores de X,Y e Z):



Como podemos observar no código acima, o "translate" é usado antes do sólido construído e o posiciona pegando o ponto central do mesmo, por isso, ao invés de utilizar o ponto em X=20, usou-se o X=18, pois o cilindro possui raio 2, que é exatamente o seu centro. No caso do "cube" foi usado um "center=true" que nada mais é do que um "translate" no ponto zero de todos os eixos (0,0,0).
Existe uma segunda possibilidade de uso do "translate", mas ao invés de repetir o comando quatro vezes, é possível fazer o uso do loop (repetição) "for" e economizar na programação, como podemos ver abaixo:



Basicamente, temos um "enquanto" (for) que tem valores de i variando de 0 a 3 e que serão multiplicados dentro de um "rotate" no eixo x com base no valor 90, ou seja, teremos as posições, 0, 90, 180 e 270, que são os quatro cantos da mesa. Confira abaixo uma figura exemplificando isso:


Com essas duas propostas de movimentos baseadas no "translate" você poderá construir objetos mais complexos. Agora é com você. Que outras construções são possíveis de serem realizadas no OpenScad? Deixe nos comentários os códigos e fotos das suas construções e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...