Na modelagem 3D existem três tipos principais de operações com sólidos (que no OpenSCAD são denominadas de operações booleanas, se você quiser saber mais pesquise por esse termo na rede): a união, a diferença e a interseção que são totalmente necessárias para você fazer a construção de objetos que se derivem dos sólidos geométricos primitivos. Abaixo, você pode ver as três operações em questão com o uso de dois cilindros (o segundo cilindro sempre está rotacionado em noventa graus):
Para chegar nessas três construções usou-se as seguintes definições e códigos:
- União: operação definida como a soma dos volume dos dois cilindros formando uma figura única e que pode ser obtida pelo seguinte código:
- Diferença: operação definida como a subtração dos volumes do cilindros, lembrando que nessa operação a ordem de qual objeto é subtraído de outro faz diferença. Recomenda-se testar o código abaixo com a ordem trocada dos códigos dos cilindros para compreender melhor:
- Interseção: operação definida com o volume em comum entre os dois cilindros e se desprezando os volumes que não estão em comum:
Como podemos ver acima a estrutura dos códigos é semelhante mudando apenas o nome da operação. Mas e se caso precisássemos combinar mais do que uma dessas operações? Nesse caso precisamos escrever o código na ordem de construção, respeitando a ideia de construção de conjuntos, ou seja, a ordem das chaves é muito importante, veja o exemplo abaixo:
Observando a imagem acima, temos primeiramente a união do cilindro e do paralelepípedo (cube) para criar uma peça única todos dentro de uma unica chave (destacado em vermelho) e, em seguida, é realizada a diferença entre essa peça criada com o cilindro responsável pelo furo (destacado em verde):
Observando a imagem acima, temos primeiramente a união do cilindro e do paralelepípedo (cube) para criar uma peça única todos dentro de uma unica chave (destacado em vermelho) e, em seguida, é realizada a diferença entre essa peça criada com o cilindro responsável pelo furo (destacado em verde):
Por hoje foi isso. Agora você tem as bases mínimas para produzir objetos em 3D que consiste em saber a programação dos sólidos e suas dimensões, como movimentar eles e como fazer operações boleanas. Deixe nos comentários abaixo suas criações e até a próxima!
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