quinta-feira, 2 de maio de 2019

Um objeto 3D que é formado por placas 2D? A magia do fatiamento.

Você já ouviu falar das curvas de nível? Elas podem ser entendidas como linhas imaginárias que unem todos os pontos de igual altitude de uma região representada. Mas porque estamos falando disso? Porque existe uma incrível Matemática presente nessa estrutura e que vamos aplicar seu uso para todo e qualquer objeto 3D e que iremos denominar como fatiamento (slicer em inglês).


Como podemos ver acima, utilizamos um arquivo STL (uma esfínge) carregado no Slic3r e foi modificado o valor de Layer para 3 mm que é o tamanho da chapa em MDF, que será utilizada no corte e também precisou ser modificado o tamanho de extrusão do Nozzle de modo a "permitir" que esse objeto seja impresso cortado com camadas de 3 mm (está destacado as alterações na figura abaixo em verde). Esse truque é necessário para você possa usar a opção "Slice for SVG ..." (destacado em vermelho) que está em "File" que exporta um arquivo SVG necessário para o corte a laser com as camadas fatiadas.


Agora com o arquivo em SVG, vamos usar o InkScape para tratar as imagens fatiadas que irão compor  um arquivo final em SVG (como o abaixo) que poderá ser cortado em uma laser ou na tesoura mesmo (usar papelão):


Para chegar nesse resultado (que você pode baixar o arquivo do seguinte link: https://drive.google.com/drive/folders/142SJ2foL4frzVeYBQ8BGDGLt8SWgXNtS?usp=sharing) será necessário você aplicar um contorno (aperte Shift + Ctrl + F para ativar a opção) pois todos os fatiamentos vem sem nenhum contorno ou coloração e você pode aplicar tudo de uma só vez, basta selecionar todas as imagens. Em seguida, você vai separando as imagens que vem uma em cima da outra e as distribuindo dentro da área de desenho (lembrando que ela deve ser igual ao tamanho da sua chapa de MDF ou papelão). Recomendo fortemente a deixar elas sequenciadas para corte ou se precisar aproveitar a área de corte, que deixe indicações para não perder a sequência das imagens de fatiamento.
Agora falando um pouco da Matemática presente nessa construção. Lembra do seu professor de Matemática comentando sobre corte de secção em objetos 3D? Pois bem, fizemos isso hoje, só que foram vários cortes sequenciados com a mesma espessura e em objetos tridimensionais mais complexos do que os simples sólidos que são trabalhados em sala de aula:


Por meio desse corte de secção temos as mais diferentes aplicações usadas em engenharia (cortes estruturais presentes em plantas de prédio e casas), medicina (cortes anatômicos) e conforme já mencionado na Geologia (topografia de terrenos). Incrível, não é mesmo? E você, que tipos de figuras você gostaria de fatiar para conhecer melhor sua estrutura e propriedades? Deixe nos comentários suas produções e nos vemos na próxima atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...