Criar personagens para jogos ou histórias pode ser feito de diversas formas: 2D (como se fossem fichas) ou 3D (bonecos), dentre outras possibilidades. Hoje vamos utilizar as planificações de cubos e paralelepípedos para construir um personagem (que carinhosamente chamei de Mathkito) em 3D para utilizar um um jogo de tabuleiro.
Para construir o Mathkito (que se encontra disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/13zEiHEqQLMxv_W5Hz4nO9c_ehq0AZQxH?usp=sharing) foi utilizado o software de desenho vetorial 2D Inkscape. Usando a opção Extensões/Renderizar/Caixa Dobrável, você pode construir cubos e paralelepípedos com as dimensões de altura, largura e profundidade escolhidas por você:
Além disso, é possível desenhar detalhes, pintar e até mesmo usar recorte de outras imagens, tudo isso no próprio Inkscape. No meu caso, coloquei detalhes mínimos e deixei para desenhar as expressões faciais posteriormente.
Mas e o que aprendemos de Matemática? Com a utilização desse recurso, aprendemos sobre a planificação de cubos e paralelepípedos e uso de medidas de comprimento. Infelizmente o Inkscape não constrói outros sólidos regulares, mas caso você queira pode construir eles manualmente de modo a complementar suas criações:
Por hoje foi isso. Deixe nos comentários as fotos dos seus personagens construídos e suas aprendizagens fabricando eles. Até a próxima!
Mas e o que aprendemos de Matemática? Com a utilização desse recurso, aprendemos sobre a planificação de cubos e paralelepípedos e uso de medidas de comprimento. Infelizmente o Inkscape não constrói outros sólidos regulares, mas caso você queira pode construir eles manualmente de modo a complementar suas criações:
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