sexta-feira, 12 de abril de 2019

Construindo o seu RPG de mesa: o tabuleiro.

Um RPG de mesa pode ser considerado um game de interpretações cuja as escolhas e acontecimentos podem estar vinculados ao uso de dados (D20 na maioria das situações). Nos registros oficiais, o primeiro RPG lançado foi o Dungeons & Dragons (masmorras e Dragões), em 1974. Ele deu origem a diversos outros games nessa perspectiva e inclusive ao famoso desenho Caverna do Dragão. 


Agora, construir o seu próprio RPG de mesa é algo único e especial, que apresenta diversos desafios e que claro, tem muita Matemática. E é isso que será abordado nessa série de posts. Hoje em especial, a criação e caracterização do tablado com a presença dos heróis e vilões.
Quando se começa do zero, é importante ter uma ferramenta de desenho vetorial (aqui usaremos o InkScape) para que possa-se fazer posteriores alterações e melhoramentos (paint tá proibido, viu!). O tablado deve possuir um começo para os heróis, uma série de desafios e um grande objetivo final. Na imagem abaixo, você pode conferir alguns desses elementos:


Os heróis iniciam no vilarejo no canto inferior esquerdo e devem seguir sua jornada até chegar no castelo onde existe o chefão que devem derrotar. Pelo caminho, podem encontrar diversos desafios como: sobreviver em uma floresta, lutar contra piratas, escalar montanhas, atravessar rios, dentre outros. Esse tablado acima mostrado se encontra disponível no seguinte link com alguns outros arquivos de uso 2D e 3D: https://drive.google.com/drive/folders/1wymj4-RzBQaZpHAdxcLCBsuRFWeP3yAG?usp=sharing. Ele foi totalmente desenhado no InkScape exigindo alguns conhecimentos geométricos, mas ele pode ainda ser construído de uma maneira diferente: mesclando o 2D e o 3D.
Para a construção usando o 2D, que pode ser usada uma cortada a laser ou mesmo papelão ou EVA, além do próprio tablado, pode ser construído casas, castelos, árvores, montanhas (com cortes de nivelamento), dentre outras possibilidades. Ao modelar em 2D, além da Geometria Plana, tem as unidades de medida e a possibilidade de transformação do 2D para o 3D. No site do Thingiverse (https://www.thingiverse.com/) se você colocar as palavras chaves em inglês com o termo "lasercut" irá encontrar diversas possibilidades.


Para a construção usando o 3D, uma das únicas alternativas é o uso da impressora 3D, modelar personagens, vilões, animais selvagens, casas, castelos, dentre outros. Ao modelar em 3D você estará aprendendo diversos conceitos da Geometria Espacial e unidades de medida. Caso você não queira modelar em 3D usando o TinkerCad ou o OpenScad, use o site do Thingiverse com as palavras chaves em inglês e irá encontrar diversas opções diferentes.


Por hora é isso. No próximo post iremos abordar as diferentes possibilidades de um enredo e sua estrutura lógica de construção, bem como possíveis regras para que um RPG de mesa funcione corretamente. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...