sexta-feira, 1 de março de 2019

RPG Battle: como construir sua própria batalha de RPG.

Conforme o post anterior (https://vemfazermatematicaegames.blogspot.com/2018/11/a-matematica-em-uma-batalha-de-rpg.html) entendemos um pouco sobre como funciona a Matemática de uma batalha num RPG (lembrando que  é um exemplo construído, não regra geral). E você deve ter sentido vontade de alterar os tipos de personagens, os valores e tipos dos poderes ou até mesmo a fórmula que faz o cálculo da batalha. Vamos juntos entender a programação para poder fazer novas versões dele?
Para alterar os nomes ou quantidade de personagens aliados e oponentes temos que modificar os botões da tela inicial, seja alterando o nome ou acrescentando novos botões. No caso de acréscimo de personagens aliados é necessário alterar a quantidade de armazenamento de valores na Screen1, seguindo o padrão já existente (destacado em verde):


Em seguida, na screen de trabalho, deve ser alterado as estruturas listadas abaixo, cuja função é basicamente selecionar e ocultar quais botões de oponentes ficarão disponíveis onde pode ser necessário incluir novas variáveis globais que remetam as listas de poderes (iremos ver isso em seguida). Não esqueça de modificar também a entrada de programação responsável pelo fim de jogo (o procedimento Morto), pois ele desabilita todos os botões que não são necessários ao final da batalha:


Para alterar valores de poderes ou adicionar novos é necessário modificar diretamente na lista de valores aonde cada variável global está ligada a uma lista específica (em vermelho). Portanto, para alterar valores basta digitar novos valores e se quiser aumentar a quantidade de poderes, apenas clique na engrenagem azul e acrescente a quantidade desejada. Lembrando que se for aumentado a lista, deve ser colocado o novo número de itens na programação do contador (em verde). Também tenha atenção que essa programação foi construída para comparar listas com iguais quantidades, por isso se resolver fazer personagens com quantidade de poderes diferenciados, essa programação não serve e será necessário fazer uma grande alteração estrutural: 


Agora se você quer mudar a fórmula do calculo de batalha ou até mesmo os valores obtidos via dado D20, vai ser necessário modificar as estrutura de procedimento Dado Rolado e Calcular Batalha, como podemos ver na imagem abaixo:


Resumidamente, no procedimento Dado Rolado é calculado um valor aleatório entre 1 e 20 (dado D20) e são dadas duas situações: uma em que o dado é maior ou igual a 10 que beneficia o jogador (mais 0,5 para o player e -0,5 para o adversário) com um fator no calculo de batalha e a outra situação menor do que 10 que ocorre exatamente o contrário. Já no procedimento Calcular Batalha é feito o cálculo entre os valores tabelados de poderes do personagem contra o adversário em função do valor do dado tirado (com o fator acima descrito incluso) e resulta em duas situações: a primeira aonde o personagem vence (valor acima de zero) e a outra onde ele perde (valor abaixo de zero) em uma subtração direta. No caso da programação aqui apresentada, para cada uma das situações, é descontado o valor da vida apenas do perdedor e exite um operador lógico que aciona caso o valor da vida seja menor do que zero, trocando para o valor morto.
E por fim, temos o cálculo de Experiência usa a estrutura operacional que é mostrada abaixo e que preza por quanto mais batalhas, mais experiência adquirida:


É isso! Perceba que podem ser feitas muitas alterações na estrutura proposta: desde aumento da quantidade de valores de poderes ou quantidade de inimigos até a mudança efetiva do cálculo de batalha. Agora é sua vez. Faça a sua versão de um RPB Battle e deixe nos comentários suas descobertas e produções. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...