Programar no Scratch é muito divertido e interativo. Mas existem situações que você não tem a possibilidade de programar em um computador, mas isso não significa que seja impossível utilizar esse recurso. Hoje vamos brincar e aprender a programar no papel.
Ser você der um bom zoom (Rolar mouse + Crtl) é possível dar prints nos blocos que estão disponíveis no site do Scratch (ou usar alguns que já foram separados nesse post) e após isso imprimir e recortar os blocos para usar nas suas atividades, lembrando de não esquecer de imprimir ou usar um personagem pronto.
Uma atividade a ser desenvolvida é brincar de "mova _ passos'' e "gire _ graus (horário e anti-horário)" lembrando de deixar anotado o tracejado que seu personagem irá percorrer, para melhor entender o que está sendo realizado.
A seguir, é muito interessante acrescentar os comandos de lógica de programação de "Quando Bandeira for clicado (Iniciar)" e "repita _ vezes" que servem para iniciar suas programações e fazer repetições e economias nos seus códigos.
Uma outra possibilidade é trabalhar com os conceitos de plano cartesiano com o comando "vá para x:_ e y:_ . Usando um papel milimetrado, pode-se ir anotando os pontos e vendo as figuras que são formadas. Que tal o desafio de construir um quadrado de lado 4 cujo uns dos vértices está em no ponto (3,4).
Finalizando, essa é uma atividade que você pode fazer como introdução a diversos conceitos matemáticos como comprimentos, ângulos e pontos em um plano cartesiano para engajar estudantes ou amigos a aprenderem programação. Existem outras atividades que usam esse conceito de aprender ciência da computação sem tecnologia, que é denominada de Unplugged Science, e que pode ser conferida diversas atividades no site: https://csunplugged.org/en/. Gostou? Deixe nos comentários suas impressões e descobertas. Até a próxima!
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