quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Construindo games com Roblox Studio.

Construir games é algo que muitos querem fazer, porém quando esbarra-se na programação envolvida para desenvolver um, muitos acabam desistindo. Por isso que hoje vamos introduzir a opção de criação de games pelo Roblox Studio (https://www.roblox.com/create) que apesar de ser possível programar scripts em .lua (um tipo de linguagem de programação) também é possível criar um game apenas usando as opções já disponibilizadas. Existem duas opções a serem instaladas de Roblox, a de criação de games e a de execução dos games (esta última pode ser baixado o aplicativo para mostrar o seu game para os seus amigos), sendo que ambas não é necessário ser administrador do computador para poder realizar.


Como podemos ver acima, o Roblox lembra muito um Minecraft, com personagens da LEGO e com construção de objetos similar ao TinkerCAD. Ao abrir o Roblox Stúdio pela primeira vez, você pode construir um cenário do zero (veremos em outro post) ou usar alguns cenários já pre-determinados que é o nosso caso agora. Nesse cenário da cidade, temos a opção destacada em vermelho de pegar de uma base pre-pronta personagens e objetos para compor o nosso game. Cada objeto ou personagem já vem com subdivisões e ações que podem ser editadas ou acrescentadas na janela de Explorer (em verde). Além disso, movimentações, rotações e escalas são possíveis no destacado em azul. Para executar o game e ver se está tudo funcional, aperte F5 e para parar Shift+F5.
No game proposto acima, vamos fazer uma pequena interação de falas entre o nosso personagem (default do sistema) com o policial inserido acima. Clicando no policial, na janela Explorer, encontre a subparte Head (cabeça) e clique no botão +, e insira um Dialog e três DialogChoice, usando os + de cada um deles e deixando na ordem de estrutura abaixo:


Em seguida faça os seguintes preenchimentos na caixa abaixo do Explorer selecionando cada um dos Dialog e DialogChoice:
  • Dialog: InitialPrompt: Bom dia. GoodbyeDialog: Até mais. O primeiro é referente a primeira fala do policial e o segundo é a despedida. Esse GoodbyeDialog vai ser utilizado em todos os Dialog e DialogChoise com a função de ser um padrão de despedida caso queira interromper o dialogo com o policial.
  • DialogChoice: UserDialog: Gostaria de uma informação. ResponseDialog: Pode falar. A primeira fala se refere ao que o seu personagem vai querer falar e a segunda a resposta que o policial irá dizer, ou seja, funciona como um enredo previamente construído. Isso irá se repetir nos demais DialogChoice.
  • DialogChoice: UserDialog: Você saberia me dizer aonde é a rua Almirante. ResponseDialog: Você segue toda vida reto e dobra a esquerda.
  • DialogChoice: UserDialog: Muito obrigado. ResponseDialog: De nada.

Com essa estrutura obtemos o seguinte game: https://www.roblox.com/games/2470448789/Pergunte-ao-Policial .Curtiu a possibilidade de criação de games? Deixe nos comentários suas impressões e o que mais pode ser realizado nele. Até a próxima.

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