segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Pygame: Entendendo a minha primeira história em Python

Na postagem anterior (http://vemfazermatematicaegames.blogspot.com/2018/10/minha-primeira-historia-em-python.html) criamos uma pequena narrativa escrita em linguagem Python que utiliza imagens já prontas e editadas e as mostra na tela em uma ordem planejada e que se sucedem pelo clique do mouse. Mas agora você deve estar pensando em entender como funciona essa linguagem e como editar para fazer sua própria versão. O código foi dividido em três partes, vamos entender como funciona?



Na linha de código acima temos apenas a definições para os arquivos .png que serão utilizados e do contador de estado do loop de repetição (igual a zero) que será descrito melhor adiante. Pense como se você tivesse usando uma variável global no Scratch. Caso queira utilizar outras imagens na sua narrativa, é aqui que você vai editar colocando o nome da imagem, acrescentar novas linhas de comando (para mais imagens) e podendo ser outro formato além do PNG.



Na linha de código acima, as três primeiras linhas é um padrão usado para utilizar o Pygames, podendo ser copiado para outras situações. A definição screen é o tamanho da tela que você vai querer exibir, lembrando que é muito importante ser próximo do das imagens (em pixels) para evitar distorções. Em seguida, cada definição tela(número) é para carregar a imagem selecionada na definição da primeira parte. Novamente, se precisar modificar ou acrescentar/diminuir imagens terá que fazer a alteração no código aqui também.



Agora podemos observar um loop no código acima que fica testando enquanto for verdade (cada ítem listado abaixo é um bloco de if ou elif):
  • se for clicado na opção fechar (QUIT), irá fechar a janela de execução.
  • se o mouse clicar uma vez e ele ler o contador estado igual a zero, vai executar a primeira tela (que corresponde a primeira imagem), e ao final soma o valor 1 ao estado (valor atual lido mais um).
  • se o mouse clicar uma vez e ele ler o contador estado igual a um, vai executar a segunda tela (que corresponde a segunda imagem), e ao final soma o valor 2 ao estado (valor atual lido mais um). E assim por diante.
E ao fim temos a programação de dar atualização nas imagens a serem exibidas na tela. Tente fazer alterações nesse código e depois deixe nos comentários suas percepções sobre o uso do Pygames. Que inovações você conseguiu realizar? Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...