terça-feira, 15 de maio de 2018

HackEduca: usando Arduíno via Scratch

O Arduíno é uma placa microcontroladora onde é possível programar nela e conectar diversos sensores que conversam com essa programação. Existem diversos tipos de programação que dão aporte ao uso do Arduíno, mas a que vamos apresentar aqui é a possibilidade de usar o Scratch. 


Para poder usar essa possibilidade você deve baixar o HackEduca http://www.hackeduca.com.br/download/), software que faz ligação entre o Scratch e o Arduíno, que tem nele várias bibliotecas já prontas. É necessário um registro para baixar (é gratuito) e após baixar em seu computador, você deve descompactar e instalar (ele instala o HackEduca e o Scratch versão off line). Além disso, plugue o seu Arduíno no computador via USB. Ao clica no ícone do HackEduca você verá a seguinte imagem:


Siga os seguintes passos para configurar na primeira vez de uso:

1-Clique na porta serial até encontrar em qual está o arduíno (em amarelo está conectada a COM5). Pode ser necessário instalar o drive do arduíno disponível em: https://www.arduino.cc/en/Main/Software.
2-Clique em Ferramentas (em vermelho), em Upload Firmware - Firmata Plus. Vai ser pedido a senha que é: hackeducafirmata. Vai abrir uma janela do prompt comando que mostrará a progressão de instalação. Ao final aperte qualquer tecla para encerrar.
3-Clique novamente em Ferramentas, em Upload Firmware - Firmata Plus, e selecione o seu tipo de Arduíno. Verifique novamente se a porta escolhida continua ativa, senão clique nas setinhas em amarelo para dar refresh.

A partir de agora é uso cotidiano do Scratch com o Arduíno. Clique na caixinha que está selecionada em verde. Se quiser, deixe selecionado o Abrir Exemplos, para ter exemplos prontos para poder alterar. Em seguida irá abrir o Scratch. Note que os blocos relativos ao uso do Arduíno devem estar em preto, caso estejam em vermelho, significa que tem algo de errado (um possível erro é ter mais do que um editor de Scratch e ele estar abrindo com o errado).
Ao abrir o modo exemplo, existem vários exemplos, por isso não se preocupe, utilize cada um em separado. Vamos aqui fazer o Hello Word do Arduíno, que nada mais é que piscar o LED presente na própria placa (é a primeira programação), conforme a imagem abaixo:


Quando você clicar na bandeira verde do Scratch, você irá observar que o LED presente na placa de Arduíno irá piscar a cada 0,5 segundos, enquanto o gato na tela do Scratch muda de posição (fantasia). E fica nessa repetição. Divertido, certo?! E que tal o desafio de acender o LED com tempo alternado? Ou ainda conectar um motor ou algum outro sensor? Use os exemplos presentes para ir descobrindo novas possibilidades e deixe nos comentários abaixo suas investigações. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...