terça-feira, 15 de maio de 2018

Flappy Bird e o sensor ultrassônico

Hoje vamos criar um jogo em Scratch que utilize comando externos por meio de sensores. A ideia é usar um sensor ultrassônico para para comandar o game Flappy Bird da Matemática-2 (https://scratch.mit.edu/projects/116027398/). Para isso é necessário usar o HackEduca que foi visto nessa postagem do blog: https://vemfazermatematicaegames.blogspot.com.br/2018/05/hackeduca-usando-arduino-via-scratch.html.


Na programação desse game do Flappy Bird, note que deve ser alterado a entrada que aceita a barra de espaço como comando, e trocado pela seguinte programação que usa o sensor ultrassônico:


Essa programação só irá funcionar com o HackEduca ativo e usa o loop de aproximação no sensor ultrassônico: quando não detecta nada, adiciona -4 a y fazendo com que o personagem caia, quando a mão ou um objeto está na frente adiciona +4 a y, fazendo com que o personagem suba. Com a alternância desses dois movimentos controla-se o jogo de uma maneira diferente. Gostou da proposta? Que tal criar outras? Deixe nos comentários abaixo, quais outros jogos você utiliza com sensores plugados em um Arduíno. Até a próxima!

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