quinta-feira, 20 de agosto de 2020

App Design: Utilizando o Design Thinking para desenvolver o seu aplicativo.

Já vimos anteriormente um post (http://vemfazermatematicaegames.blogspot.com/2020/06/games-design-utilizando-o-design.html) falando especificamente do design de games e hoje vamos trabalhar com o App Design Canvas que tem a proposta de resolver problemas construído um aplicativo como produto final (solução). Você pode encontrar o template do App Design Canvas em: https://drive.google.com/drive/folders/1pb4t6kbBY6x8OKBX5M6gS7y0NQeVOXd7?usp=sharing .

Como podemos ver acima, em cada um desses campos são explicitados pontos chaves que você deve responder e que posteriormente irão nortear o desenvolvimento do seu aplicativo. Esses pontos vão desde responder para o que e para quem o seu aplicativo é desenvolvido, como ele será confeccionado e como será o processo de compartilhamento do mesmo. Veja abaixo a explicação de cada um dos campos:

  • Nome do App: esse é o campo para colocar o nome do aplicativo que está sendo desenhado. Esse nome pode mudar por diversas vezes.
  • Equipe: aqui são inseridos os integrantes da equipe que está desenvolvendo o projeto.
  • Icone do App: todo aplicativo tem um ícone característico que é desenvolvido em uma ferramenta de desenho, sendo esse o espaço para o seu.
  • Data: data de realização do preenchimento do Canvas.
  • Versão: qual a atual versão em que se encontra o seu aplicativo? Ou atual versão do planejamento?
  • Problema: qual a problemática que a equipe está tentando resolver?
  • Descrição do App: campo destinado ao resumo do que o aplicativo faz (resumo geralmente destinado a Playstore/App Store).
  • MVP: como vai funcionar a versão mínima (versão beta) do seu aplicativo? O que é essencial estar presente nessa primeira versão? 
  • Plataforma: em qual plataforma o aplicativo roda? Android? IOS? Outras?
  • Linguagem: qual a linguagem de programação utilizada para a construção do aplicativo?
  • Preço: quanto custará o seu aplicativo para o público?
  • Orçamento: quanto a equipe irá gastar para produzir o aplicativo? Considere horas utilizadas pela equipe como despesas também.
  • Apps Existentes: quais outros aplicativos já existentes fazem o que está sendo proposto ou algo parecido? Existe alguma inovação presente no aplicativo da equipe?
  • Como encontra o App: onde o aplicativo estará disponível para o público (Playstore/App Store/redes sociais)? 
  • Público Alvo: quem são os usuários que o seu aplicativo se destina?
  • Características do App: quais as características principais do seu aplicativo?
  • Funcionalidades do App: quais funcionalidades estão embutidas no aplicativo? Procure ser mais técnico e exprimir os códigos necessários para que essas funcionalidades ganhem vida.
  • Fatores de Sucesso: liste quais fatores podem influenciar no sucesso do seu aplicativo.
  • Ideias Descartadas: nesse campo devem ser inseridas todas as ideias que não serão utilizadas e irá funcionar como um legado. Nada impede de alguma dessas ideias descartadas voltar a ser utilizada novamente.
  • Visão: como o seu aplicativo será visto no futuro por seus usuários? Ele terá updates? Quais novidades podem ser agregadas?

Se o seu grupo de trabalho conseguir responder a esses questionamentos do Canvas de Design de Apps, irá notar que os direcionamentos do seu aplicativo ficarão mais claros e que ajustes no decorrer na construção dele serão menores do que se fizesse sem qualquer planejamento. Deixe nos comentários um pouco do que sentiu ao desenvolver esse planejamento e até a próxima!

Um comentário:

  1. Muito útil, e interessante este blog, prosquinese para os idealizadores!!!!!!

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