Animações são uma parte essencial do repertório de quem pretende construir um game e nisso está embutido uma série de quesitos, que você pode conferir no vídeo a seguir feito pela RIOT (desenvolvedora do League of Legends):
A primeira ação é obter uma sequência de imagens (de preferência em PNG para poder sobrepor o cenário de fundo), que quando organizadas em um loop (repetição) possam dar a sensação de movimento (animação). Veja o exemplo abaixo, no qual temos a disposição um personagem em diversas posições, cuja animação irá resultar em uma caminhada:
O produto final você pode encontrar no seguinte link: https://drive.google.com/drive/folders/18SZCn-IYdvgMIRLNZDHc-SaSdFCfMts7?usp=sharing. Ao observar a programação, percebemos que além das programações que já costumam ser usadas, tivemos o acréscimo de novas, a começar pela responsável pelo carregamento das imagens, que é a "images.append(pygame.image.load("nomedoarquivo.extensão"))" (destacada em verde abaixo). Ela aparece várias vezes para cada imagem a ser carregada e na ordem que deve aparecer. Além disso, é necessário ter uma iteração baseada no contador "itera" que irá permitir o loop das imagens uma após a outra (destacado em vermelho) para gerar o movimento. E por fim, o comando "blit (nomedoarquivogenérico, (posiçãoX, posiçãoY))" para mostrar na tela a animação (destacado em azul).
Você pode usar esse layout de programação para sua animação, bastando apenas adaptar a quantidade de imagens carregadas e o valor na fórmula de iteração (substituir o %8 pelo valor correspondente a quantidade de imagens) para a nova situação. Bora testar isso? Conte nos comentários abaixo quais foram sua dificuldades e como conseguiu resolver. Até a próxima!
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