O post de hoje é uma continuação da série Pygames, e é aconselhável você ver o post anterior (https://vemfazermatematicaegames.blogspot.com/2020/05/pygames-como-inserir-sons-no-seu-game.html) que já possui uma série de opções já construídas para caso você não consiga entender tudo sobre o código aqui apresentado. Iremos hoje usar a função de cliques do mouse para mostrar um enredo que pode estar embutido no seu game. O layout usado está disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HLSHOZClAs26ATXSQVRTnh3k69SSoYoG?usp=sharing.
Para inserir a opção de cliques dentro do seu game é bem fácil, já que é um comando semelhante aos do teclado usados anteriormente, como você pode ver abaixo:
Como você pode ver acima, foi criado um contador que inicia no zero (parte inicial das definições, veja na programação destacada abaixo) e que adiciona mais um ao contador para cada clique dado com o mouse e em seguida existe um "se" (if) para os valores 1,2,3,4 e 5 com as programações de limpeza da tela (tela.fill) e desenho na tela do texto (tela.blit) que corresponde ao valor numérico. Esses textos estão pré formatados na parte inicial da definição, como pode-se ver abaixo:
Resumindo, a cada clique de mouse aparece uma nova frase que pode contar uma história ou um dialogo do game para o seu usuário. Para aumentar o número de frases, basta ir aumentando as frases na definição e nos "se" (if) seguindo o modelo já mostrado.
O post de hoje abre um desafio muito grande para você. Como criar diálogos ente diferentes personagens ou mesmo contar uma longa história que tenha vários caminhos possíveis (árvore de possibilidades). Você consegue dar conta desse desafio? Se conseguir, poste nos comentários como solucionou isso. Até a próxima!
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