quarta-feira, 19 de junho de 2019

A Matemática da minha casa: Construindo a planta baixa (Parte:02).

Conforme o post anterior (https://vemfazermatematicaegames.blogspot.com/2019/06/a-matematica-da-minha-casa-construindo.html), construímos uma planta baixa de uma casa que nada mais é que uma representação em 2D  de um corte horizontal em menor escala:


Agora precisamos inserir os valores numéricos que serão orientativos para a construção da mesma, lembrando que toda a construção realizada anteriormente deve seguir os valores escalonados, ou seja, se a abertura da porta tem 60 centímetros reais, na planta baixa ele deve ter sido construído com 6 milímetros, pois a escala utilizada é de 1 centímetro na planta correspondem a 100 centímetros reais (multiplique sempre por 100 nessa escala - 6 mm vezes 100 = 600 mm que é 60 cm).
Dito isso, vamos aos principais valores que devem constar na planta (todos eles expressos em valores reais) e como organiza-los:


Na figura acima podemos ver a primeira situação onde foram construídas linhas auxiliares tracejadas e mais fracas que delimitam os espaços que terão medidas marcadas na planta baixa (use valor de largura de contorno menor  e traços do tipo tracejado, que podem ser encontrados na opção Preenchimento e Contorno). Atenção que foram colocados 3 níveis de detalhamento na parte inferior: 

A: as medidas relativas ao tamanho das portas e janelas, que não precisam necessariamente ser calculadas suas distâncias em relação aos extremos da casa, pois obedecem leis dos cômodos.
B: as medidas relativas a disposição dos cômodos e o valor de espessura das paredes, pois é muito importante ter as dimensões exatas de onde terá uma parede para que não haja percas ou sobras nos cômodos construídos.
C: as medidas externas da casa devem ser indicadas para não haver sobras ou excessos na construção que podem afetar a construção com um todo.

Por fim, é importante descrever qual a função de cada cômodo e sua área interna que irá depender das medidas bem realizadas anteriormente. É importante saber os valores de área interna pois existem valores mínimos de conforto que conforme a disposição dos móveis dentro da casa podem tornar a vivência na casa melhor ou pior (para saber mais consulte: https://www.aarquiteta.com.br/blog/medidas-minimas-para-comodos/). 


Não esqueça de calcular a área interna total da sua casa, colocar a escala utilizada e a sua logo de produção. Com isso estará terminada a sua planta baixa. Existem outros tipos de plantas (elétricas, hidráulicas, etc.) que podem ser construídas utilizando os elementos aqui vistos e que tem suas próprias funcionalidades. Se você quiser ter acesso aos arquivos SVG usados na construção apresentada, você pode acessar eles em: https://drive.google.com/drive/folders/1BrZQm7j4bCgh2Wrlg-9aqbqAFRtseK9j?usp=sharing.
Agora é com você! Comece seus esboços e vá construindo a planta baixa da sua casa dos sonhos. Depois compartilhe com seus colegas e deixe nos comentários suas percepções sobre essa construção. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...