quinta-feira, 6 de junho de 2019

A Matemática da minha casa: Construindo a planta baixa (Parte:01).

Já pensou em construir a planta baixa da sua casa? Isso é possível com a utilização do software Inkscape e de alguns conhecimentos da área da engenharia civil, do qual existe uma grande Matemática contida.
A sugestão inicial é você ter um desenho em um rascunho de papel com o formato e divisão dos cômodos da sua casa que servirá de modelo para a planta baixa. Em seguida, o primeiro passo é construir o formato externo que sua casa irá ter, normalmente é um quadrado ou um retângulo, mas que podem sofrer deformações por conta de avanços ou recuos (áreas externas por exemplo). Lembre-se ainda da importância das medidas externas da sua casa para evitar distorções, afinal uma planta baixa é a representação real, só que em menor escala da sua futura casa. Na construção abaixo, estamos construindo uma casa com 12 metros de comprimento por 4 metros de largura (um retângulo), que será representada numa escala 1:100 (1 centímetro na planta correspondem a 100 centímetros reais, ou seja, 1 metro):


O segundo passo é criar as divisões internas (os cômodos da casa) que podem ser realizados com a construção de segmentos (figura A), lembrando sempre de respeitar os tamanhos originais do projeto de acordo com a escala utilizada.


Na nomenclatura das plantas baixas as paredes são duas linhas paralelas conforme pode-se visualizar na figura B e, que se refletirmos um pouco sobre, significa realmente uma parede que foi cortada horizontalmente. Essa parede irá necessitar ter 1,5 mm que na escala utilizada que significam os verdadeiros 15 cm reais que uma parede possui. Para obter o resultado da figura B a partir da A, você deve seguir os seguintes passos:
  • Selecione todas as construções e use a opção "Converter em caminho" (está no menu caminho), pois diversas construções não são caminhos e todas as formas precisam ser padronizadas como tal. Para um entendimento rápido, caminho no Inkscape é uma construção geométrica formada por pontos e variações de ângulos escritos dentro do código SVG, que são diferentes das formas geométricas básicas da Matemática (círculo, quadrado, etc.). E como precisamos fazer as operações de caminho (como união, diferença, etc.) não seria possível realizá-las por serem construções totalmente diferentes.
  • Ainda com tudo selecionado, vá na opção "Preenchimento e Contorno/Contorno'' (aperte Shift+Ctrl+F) e use o valor de contorno igual a 1,5 mm. Em seguida use a opção "Converter Contorno em Caminho" (também presente no menu caminho). Isso é responsável por criar os contornos das formas que você criou primeiramente com o espaçamento interno de 1,5 mm referente a grossura da parede. Use a opção "União" (que está em caminho) para unir todas as construções que estavam separadas até então.
  • Agora será aplicado a retirada do preenchimento na opção "Preenchimento e Contorno/Preencher" (aperte Shift+Ctrl+F) e em seguida, adicionar contorno na opção "Preenchimento e Contorno/Cor do Contorno" e digitar o valor de contorno para 0,2 mm na opção "Preenchimento e Contorno/Contorno''. Seguidos esses passos você irá obter o resultado final apresentado na figura B.
O último detalhe na construção da planta baixa é construir janelas e portas. Tal como as paredes, existe uma simbologia que remete ao local onde está a janela ou a porta, que deriva do corte horizontal da estrutura 3D. Para as janelas pode se representado 3 segmentos paralelos que seriam as aberturas da janela e para a porta a representação é um segmento com um arco, para simular a porta vista de cima e sua abertura.
Para construir as janelas e portas, primeiramente precisamos fazer as aberturas nas paredes já construídas e com as medidas corretas. É possível fazer isso construindo um quadrado de tamanho da porta ou janela (posicionado corretamente na planta baixa) e usando a opção "Diferença" (que está em Caminho) em relação ao desenho das paredes já construídas e você irá obter a abertura. Em seguida é só fazer a construção das portas e janelas usando semi-círculos e a caneta de bézier.


Com isso finalizamos a construção de uma planta baixa e no próximo post iremos abordar alguns valores e informações que devem estar presentes. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...