terça-feira, 25 de setembro de 2018

AppInventor2: Criando seu aplicativo de histórias.

Dentro do contexto do AppInventor 2, uma forma de criar um aplicativo de histórias é usar telas estáticas com personagens e balões como planos de fundo e, posicionar a opção Legendas para funcionar como texto da narrativa que vai ser trocado de acordo com os cliques em um determinado botão. No fim o resultado é muito parecido com o de um Visual Novel (se você não sabe o que é um, acesse esse link para saber mais: https://www.intoxianime.com/2017/04/guia-o-que-e-visual-novel-e-coisas-que-voce-pode-nao-saber/) e pode ser conferido o resultado final em Clique Aqui.


Como podemos observar acima, ao utilizar a opção Legenda, ela está dentro da opção organização Vertical que serve para manter um padrão de medidas no display da tela, além disso, é possível configurar valores de altura e largura na própria legenda, além do tamanho e fonte. É possível ainda iniciar com uma frase padrão se ela for colocada na caixa Texto, apenas lembrando que essa frase sempre será mostrada ao iniciar a tela em questão.
O próximo passo é pensar em uma programação que dê conta de ficar trocando frases em uma sequência pré-determinada e que, ao clicar no botão ative sempre a próxima frase até um limite máximo em que execute uma nova funcionalidade. Veja a programação abaixo:


Como podemos ver, existem duas variáveis globais: Contador que é específico para contar valores somados em 1 e a variável Falas que tem embutido nela uma lista com frases dispostas em uma ordem já planejada. Portanto, cada vez que apertar o Botão1 (no app ele é o botão Próximo), ele executará um loop de repetição aonde é somado 1 ao Contador. Enquanto esse valor não for maior ou igual a 4 (porque temos quatro frases em Falas) ele irá ajustar o texto da Legenda1 para pegar uma frase da listagem de Falas e em seguida vai comparar qual o valor do Contador e executar a frase de acordo com o valor especificado. Caso contrário ele irá para uma próxima funcionalidade, que no caso aqui é ativar novos botões para continuar os diálogos. Lembrando que é possível trocar a ordem do se então/senão e apenas trocar o sinal do maior igual para manter a lógica.
E finalizando, você deve ter notado que ao usar o bloco Criar Lista, aparecem apenas dois espaços para encaixe de blocos. É possível obter mais encaixes ao clicar na engrenagem azul e arrastar o bloco item para dentro da chave lista e obtém-se um novo encaixe, podendo repetir indefinidamente essa operação. Essa opção serve para diversos blocos do AppIventor 2.
Com isso demos conta de contar uma história no AppInventor. Que narrativas podem aparecer? O céu é o limite! Deixe nos comentários abaixo suas produções e até a próxima.

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