quarta-feira, 13 de junho de 2018

Scracth e Gcode: O desafio de desenhar na areia (parte 01)

Em nosso último post (http://vemfazermatematicaegames.blogspot.com/2018/05/mapeando-scratch-em-um-arquivo-gcode.html) vimos a relação que existe entre o Scratch e um arquivo Gcode. Agora iremos além, com a ideia de poder desenhar no Scratch por pontos (X,Y) e promover interações. No blog parceiro Vem Fazer Robótica, existe um trabalho com Gcodes em Java que servem para se comunicar com uma máquina CNC (http://vemfazerrobotica.blogspot.com/2018/05/universal-gcode-sender.html). Ambos os post tem a finalidade de poder desenhar na areia (entenda aqui que no Scratch acontece o desenho na tela e em um Java ligado a uma CNC, pode-se desenhar em um tablado com uma esfera ligada a um íma sobre a areia). O primeiro passo é entender que é possível promover interações com formas simples como retas.

No projeto Retas GCode por quantidade de divisões (https://scratch.mit.edu/projects/228617230/) e por quantidade de retas (https://scratch.mit.edu/projects/228748404/).


Como é possível observar, no destaque em verde utilizamos uma adição ou subtração em um determinado eixo (X no caso), para que na interação (repetição) promovida em vermelho, o próximo desenho de reta seja um valor diferente do primeiro. Se por exemplo, na primeira passada passou em x=-217, ao adicionar 3, irá passar na próxima vez em x=-214 e, assim por diante, mantendo o valor de Y estático. Observe que existe duas formas diferentes sendo produzidas, o bloco "forma" que faz a parte superior direita e o bloco "forma2" que produz a parte inferior esquerda, onde o segredo está no posicionamento (X,Y) e ao invés de adicionar, temos a subtração de pontos. Que tal dar uma mexida nesses valores e ver o que você consegue gerar.

Quando olhamos para o projeto Quadrado GCode (https://scratch.mit.edu/projects/228774456/), percebemos que com uma construção "similar" as das Retas GCode e com uma regra de interação em cada ponto (X,Y) o que permite fazer os "giros" necessários para fazer um quadrado a partir de retas. Note que, quando trabalharmos com a ideia de GCodes, a linha de comando "girar" tende a ser substituída, pois justamente em um arquivo GCode não existe esse comando, que se baseia apenas por pontos (X,Y).


Gostou das construções apresentadas? Que tal fazer as suas obras de arte? Deixe nos comentários abaixo suas descobertas e construções. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...