terça-feira, 27 de março de 2018
Criando um gerador de polígonos
Mas afinal de contas o que é um gerador de polígonos? Podemos entender um gerador de polígonos como uma ação na qual programamos linhas de comando para produzir polígonos a partir de uma fórmula padrão onde apenas inserimos uma valor de ângulo. Mas porque ângulo? Clique em ver interior no projeto Quadrado Artístico (https://scratch.mit.edu/projects/117323255/) e compare o que muda de um triângulo, um quadrado e um pentágono:
Como podemos ver acima, além do número de repetições, o que muda é o valor do ângulo interno, por isso podemos criar uma programação no Scratch só alterando o valor de entrada do ângulo e o número de repetições necessárias para fechar o polígono. Que tal testar? Crie um octágono regular. Como ficaria a programação desse octágono regular? Deixe nos comentários abaixo.
Podemos dar um incremento ainda maior nesse gerador de polígonos, fazendo com que ele construa repetições em maior escala da figura inicial e sem se preocupar com o número de repetições (podemos usar o comando "repetir até que" mais o "tocando em borda"). Dê uma olhada no gerador de Formas - Polígonos (https://scratch.mit.edu/projects/205145923/) abaixo:
Observe que o valor de tamanho da figura é fixo e ele aumenta em 1 a cada lado desenhado, evitando que a figura tenha sobreposições. E além disso, usando a ideia acima, o usuário pode dar um valor de ângulo para gerar o polígono que queira ver ter iterações consecutivas. Essa atividade vista aqui é um subpasso para entendermos sobre Figuras de Lissajous e sua construção no Scratch que veremos em outra postagem. Até a próxima.
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