segunda-feira, 1 de março de 2021

Pygames: Criando um game de tiro (FPS)

No post de hoje iremos desenvolver um layout para um jogo de tiro (que também é conhecido como FPS - First-Person Shooters, em inglês - não confundor com FPS de um jogo que é Frames Per Second), onde o objetivo é acertar dez vezes o cogumelo (alvo) que se move aleatoriamente na tela.  Você pode encontrar o código aqui desenvolvido no seguinte link: Clique Aqui.


Em primeiro lugar é necessário entender o funcionamento geral desse game de tiro: iremos desenvolver uma área delimitada (que no caso é o alvo) em função de valores cartesianos x,y e valores da altura e largura, onde os cliques do mouse fora dessa área não contam e os cliques dentro dessa área contam na pontuação. Esse é o princípio básico desse layout, no qual depois acrescentamos alguns movimentos ao alvo para gerar um contexto aleatório e dificultar os acertos.

Para construir essa área de acerto usamos duas definições, a primeira do "cogumeloalvo" para inserir a figura e a segunda do "click" para as definições de delimitação de area do alvo (x, y, largura e altura) que estão vinculadas aos status "FORA" e "DENTRO" que são os indicadores dos cliques que são realizados fora e dentro da área construída do "cogumeloalvo":


Na sequência temos o loop de repetição (while True) que é responsável pelos cliques do mouse delimitados pelo contador maior que zero (exatamente para não contar mais cliques e parar o alvo) e do status "DENTRO" dentro dessa repetição, de tal modo que só retire valores do contador quando o clique do mouse estiver dentro da área delimitada do "cogumeloalvo" (status == DENTRO).
Também temos o uso da tecla "r" para reinicar o game que pega os valores de contador e status e os retorna para os valores definidos inicalmente. E por fim, tem-se as regras de movimentação do alvo, que usam o "sentido" para modificar o deslocamento do alvo no eixo x (esquerda e direita). Para o alvo não sair da tela, foi construída uma inequação com valores limitantes da tela com valores randomicos (randit) para alteranar entre direita e esquerda. O valor em y é definido também por um número randômico no intervalo 50 e 500 (random.randint(50, 500)).


Algo que é muito importante em jogos de tiro é a mira e é possível no pygames desabilitar o cursor do mouse com o comando "pygame.mouse.set_visible(False))" e no lugar dele colocar um figura em png de uma mira, que siga os movimentos do cursor usando nas posições x e y, o comando "pygame.mouse.get_pos()". O restante dos códigos que você encontra abaixo são definições de exibição na tela do cenário, personagem alvo, mira, barra de contador de mortes e uma exibição de texto para quando o game é vencido (contador igual a zero):


Com isso temos os elementos básicos para construir um game de tiro e é possível implementar diversos melhoramentos como: construir novos níveis de dificuldade, novos movimentos para o personagem que irá ser acertado, um possível modo de jogatina PVP (o cogumelo ser controlado por outra pessoa e não pela maquina), dentre outros.  Então agora é com você, desenvolva seu próprio game de tiro e deixe nos comentários as inovações que você implementou. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...