quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Construindo um game de naves espaciais.

No post de hoje iremos construir um game de batalhas entre naves espaciais e que pode ser baixado o modelo em: ai2.appinventor.mit.edu/?galleryId=6701208106041344. O objetivo nesse game é apenas desviar das naves inimigas, que com o passar do tempo o nível aumenta e, faz com que as naves cheguem mais rápido ou mudem completamente sua aceleração. O game só termina quando sua nave (a do jogador) encosta na dos inimigos e fica salvo o seu placar máximo.


Ao jogar o game percebemos que existem dois tipos de naves que se movimentam de formas diferentes:
  • Naves inimigas: se movimentam no eixo Y, descendo em direção da sua nave do jogador e repetindo o processo quando alcançam a borda. Além disso, quando tocam na nave do jogador dá-se o fim do jogo:

  • Nave amiga (sua nave): se movimenta ao longo do eixo X (com valor fixado em Y) que possui dias interfaces com o usuário diferentes: usando o botão (nível fácil ou game 02) ou usando o toque do dedo para deslizar (níveis médio e difícil ou game 01):
Todos os níveis (fácil, médio e difícil) do game são baseados em fases contínuas (como foi dito acima) que acabam acelerando e dificultando propositalmente  o game, mas existe uma diferença entre os game 01 (nível fácil) e game 02 (níveis médio e difícil):

  • No game 01, as naves inimigas se movem de acordo com a programação que gera um número aleatório entre um e cinquenta divididos por cinco para cada um deles e, sempre que muda a fase, muda o número aleatório gerado para cada uma delas, tornando o game nada linear ao ser jogado. Além disso, a sua nave (a do jogador), aumenta de tamanho conforme o nível avança, até um limite máximo em que acabará encostando em uma das naves inimigas e temos o fim do game.
  • No game 02, as naves inimigas se movem de acordo com três intervalos numéricos diferentes que são sorteados apenas ao iniciar o game (variável global Dados) e que vão aumentar a velocidade de acordo com o nível (quanto maior o nível alcançado, maior a velocidade). Esse modo do game acaba sendo mais linear que o primeiro, mas existe uma chance em três do game ter a velocidade das naves trocadas ao ser reiniciado.

Isso é o básico para criar a movimentação em um game de naves espaciais. É possível fazer customizações referente a personalização de novas fases ou fazer aprimoramentos, tal com, ter a possibilidade de atirar com a nave. Todas essas possibilidades são com você e nos vemos nos próximos posts. Até a próxima!

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