sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Construindo um placar para jogos de mesa.

Se você é fã de um bom carteado (canastra, buraco, truco, etc.) ou um dominó com os amigos, sabe muito bem que anotar os resultados das partidas é essencial para salvar um pouco da sua memória pro jogo. Mas nem sempre você tem a disposição uma caneta e papel (o mundo anda muito tecnológico ultimamente) para isso e se tivesse a disposição um aplicativo para a contagem dos pontos das partidas desses jogos, seria incrível, não é mesmo!? Seus problemas acabaram, o post de hoje é voltado a construir esse aplicativo usando Appinventor2, que pode ser encontrado o modelo em: ai2.appinventor.mit.edu/?galleryId=5965204793458688


Como você pode ver na imagem acima, existem duas possibilidades de construção da marcação de placares: digitando os pontos obtidos somando eles ao final e clicar nos valores pré-estabelecidos para fazer a soma dos pontos. Vamos entender como cada um deles foi construído?

Na primeira opção, temos a construção de um placar com campos de entrada numéricos (essa opção está na área de designer nas propriedades da caixa de texto) que serão coletados e transformados em valores para serem somados de acordo com a variável global a que pertencem. Importante ressaltar que para diminuir o placar (ou seja subtrair do total) deve-se colocar o simbolo do negativo na frente do valor digitado, porém o placar inicial começa zerado por padrão:


Na segunda opção, temos a construção de um placar com botões com os principais valores numéricos positivos e negativos (+1, -1, +10, -10, +100, -100) e que irão alterar o valor do placar diretamente, sem necessidade de digitação de valores: 


Com isso finalizamos a construção do aplicativo de marcação de pontos de jogos de mesa. É possível você fazer outras customizações, tais como acrescentar mais do que dois times ou focar em placares para outros tipos de jogos de mesa. Deixe nos comentários suas impressões sobre o aplicativo e como você montou a sua versão. Até a próxima!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Construindo um game de naves espaciais.

No post de hoje iremos construir um game de batalhas entre naves espaciais e que pode ser baixado o modelo em: ai2.appinventor.mit.edu/?galleryId=6701208106041344. O objetivo nesse game é apenas desviar das naves inimigas, que com o passar do tempo o nível aumenta e, faz com que as naves cheguem mais rápido ou mudem completamente sua aceleração. O game só termina quando sua nave (a do jogador) encosta na dos inimigos e fica salvo o seu placar máximo.


Ao jogar o game percebemos que existem dois tipos de naves que se movimentam de formas diferentes:
  • Naves inimigas: se movimentam no eixo Y, descendo em direção da sua nave do jogador e repetindo o processo quando alcançam a borda. Além disso, quando tocam na nave do jogador dá-se o fim do jogo:

  • Nave amiga (sua nave): se movimenta ao longo do eixo X (com valor fixado em Y) que possui dias interfaces com o usuário diferentes: usando o botão (nível fácil ou game 02) ou usando o toque do dedo para deslizar (níveis médio e difícil ou game 01):
Todos os níveis (fácil, médio e difícil) do game são baseados em fases contínuas (como foi dito acima) que acabam acelerando e dificultando propositalmente  o game, mas existe uma diferença entre os game 01 (nível fácil) e game 02 (níveis médio e difícil):

  • No game 01, as naves inimigas se movem de acordo com a programação que gera um número aleatório entre um e cinquenta divididos por cinco para cada um deles e, sempre que muda a fase, muda o número aleatório gerado para cada uma delas, tornando o game nada linear ao ser jogado. Além disso, a sua nave (a do jogador), aumenta de tamanho conforme o nível avança, até um limite máximo em que acabará encostando em uma das naves inimigas e temos o fim do game.
  • No game 02, as naves inimigas se movem de acordo com três intervalos numéricos diferentes que são sorteados apenas ao iniciar o game (variável global Dados) e que vão aumentar a velocidade de acordo com o nível (quanto maior o nível alcançado, maior a velocidade). Esse modo do game acaba sendo mais linear que o primeiro, mas existe uma chance em três do game ter a velocidade das naves trocadas ao ser reiniciado.

Isso é o básico para criar a movimentação em um game de naves espaciais. É possível fazer customizações referente a personalização de novas fases ou fazer aprimoramentos, tal com, ter a possibilidade de atirar com a nave. Todas essas possibilidades são com você e nos vemos nos próximos posts. Até a próxima!

Como não perder nenhum compromisso: Meu App Agenda

No nosso dia a dia a agenda é um instrumento de grande importância que as pessoas utilizam para fazer anotações de compromissos ou informaçõ...