Se você é fã de um bom carteado (canastra, buraco, truco, etc.) ou um dominó com os amigos, sabe muito bem que anotar os resultados das partidas é essencial para salvar um pouco da sua memória pro jogo. Mas nem sempre você tem a disposição uma caneta e papel (o mundo anda muito tecnológico ultimamente) para isso e se tivesse a disposição um aplicativo para a contagem dos pontos das partidas desses jogos, seria incrível, não é mesmo!? Seus problemas acabaram, o post de hoje é voltado a construir esse aplicativo usando Appinventor2, que pode ser encontrado o modelo em: ai2.appinventor.mit.edu/?galleryId=5965204793458688.
Como você pode ver na imagem acima, existem duas possibilidades de construção da marcação de placares: digitando os pontos obtidos somando eles ao final e clicar nos valores pré-estabelecidos para fazer a soma dos pontos. Vamos entender como cada um deles foi construído?
Na primeira opção, temos a construção de um placar com campos de entrada numéricos (essa opção está na área de designer nas propriedades da caixa de texto) que serão coletados e transformados em valores para serem somados de acordo com a variável global a que pertencem. Importante ressaltar que para diminuir o placar (ou seja subtrair do total) deve-se colocar o simbolo do negativo na frente do valor digitado, porém o placar inicial começa zerado por padrão:
Na segunda opção, temos a construção de um placar com botões com os principais valores numéricos positivos e negativos (+1, -1, +10, -10, +100, -100) e que irão alterar o valor do placar diretamente, sem necessidade de digitação de valores:
Com isso finalizamos a construção do aplicativo de marcação de pontos de jogos de mesa. É possível você fazer outras customizações, tais como acrescentar mais do que dois times ou focar em placares para outros tipos de jogos de mesa. Deixe nos comentários suas impressões sobre o aplicativo e como você montou a sua versão. Até a próxima!