sexta-feira, 29 de junho de 2018

AppInventor 2: Construíndo o quizz Mategames

Em uma das nossas postagens anteriores, criamos uma sequência de quizzes (http://vemfazermatematicaegames.blogspot.com/2018/04/rpg-scratch-propondo-desafios-com.html) no websoftware Scratch. Mas que tal construir um quizz na forma de um aplicativo? Esse é o desafio de hoje. Utilizaremos o MIT AppInventor 2 nessa tarefa e, se você não o conhece ainda, pode usar o tutorial do Hello World que está dispoível no nosso blog parceiro (http://vemfazerrobotica.blogspot.com/2018/02/helllo-world-no-smartphone.html).
Algo crucial para iniciar nossos estudos é entender que o AppInventor 2 possui duas interfaces: a de Designer aonde estão sensores, caixa de textos, botões e a de Blocos aonde programamos por meio de blocos, tal como o Scratch (com algumas peculiaridades). Na aba do designer é possível interligar os componentes que foram disponibilizados na interface (destacado em verde) e uma coisa muito importante, cada aba (screen) é independente não sendo afetada por variáveis globais e não é possível fazer cópias de tela (é necessário construir uma a uma). Uma ferramenta que facilita reusar blocos é a mochila (destacada em azul) que se encontra no canto direito superior, aonde você deixa os principais blocos que você irá utilizar com mais frequência.


Para construir uma tela de perguntas do quiz, começaremos usando a tela de Design, aonde iremos arrastar para a tela central (celular) cinco botões que serão para quatro opções do quizz e um que ativa para a próxima pergunta quando você acerta a resposta (lembrando que esse em específico precisa estar com a caixa Visível desabilitada, destacado em azul) e duas caixas de texto sendo uma para pergunta e outra para dizer se a resposta está correta ou incorreta, conforme a screen abaixo:


Agora na aba de Blocos vamos construir a programação, aonde cada um dos botões vai ter a funcionalidade de resposta incorreta (botões 1, 3 e 4), correta (botão 2) e Próxima tela/pergunta (botão 5) e você pode ver a construção da programação na figura abaixo:


As telas de entrada e de fim do quizz são apenas variações das opções que foram usadas nos botões para seguir em frente, reiniciar o jogo ou fechar a aplicação. Você pode encontrar o projeto Mategames para baixar no seguinte link: ai2.appinventor.mit.edu/?galleryId=5310210493251584. E ai? Que novos quizzes você faria? Que melhorias esse aplicativo deveria ter? Deixe nos comentários suas produções, nos vemos na próxima.

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